O que fazer para tirar o mau cheiro?

Perguntado por: rsalazar2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida. Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro.

Banho de assento com aroeira
Ferver a água e acrescentar as cascas de aroeira. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo, coar e colocar a mistura em uma bacia. Quando o chá estiver morno, sentar na bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a vagina até a água esfriar.

6. Procurar tratamento médico ginecológico quando houver mau odor acompanhado de corrimento vaginal; 7. Utilizar, quando indicado, acidificantes vaginais fisiológicos para prevenir o crescimento de bactérias anaeróbias que produzem substâncias voláteis com mau odor e manter o equilíbrio do ecossistema vaginal.

Como evitar mau cheiro na virilha
As opções de tratamento podem variar entre remover os pelos da região, evitar usar roupas íntimas por tempo prolongado ou passar a usar antitranspirantes de longa duração, que controlem a produção de suor.

Além de auxiliar no tratamento da candidíase e melhorar os sintomas, como coceira, o banho de assento com bicarbonato ajuda a reduzir as chances de infecção, suaviza a pele e ainda aumenta a circulação sanguínea na área, o que beneficia a cicatrização.

Quando o pH fica mais alcalino (durante a menstruação ou após a relação sexual com ejaculação), é possível que o odor piore, por causa de uma maior proliferação dessas bactérias. Em geral, a vaginose é tratada com antibióticos por via oral e vaginal, mas algumas mulheres podem ter a versão recorrente.

Banho de assento com bicarbonato de sódio Para fazer esse banho de assento, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água filtrada e permaneça na bacia de 15 a 30 minutos.

Capriche na ducha, seque bem regiões que tenham dobras – como suvaco e virilha – e ai sim aplique um desodorante. Você sua muito? Aposte em um bom antitranspirante roll-on. Ele vai ajudar a dar uma “selada” em seu corpo e impedir que você transpire em excesso.

"Água e sabão é a recomendação universal para cuidar da região. Sendo que o sabão líquido é mais higiênico do que o em barra e o suprassumo é o sabonete de glicerina, que também é recomendado para os bebês.

Andrea orienta que toda a higienização deve ser feita sempre na vulva (a parte externa da vagina), e nunca dentro do canal vaginal. A ginecologista complementa e reforça as dicas de higiene pessoal feminina: — O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água.

Na vulva, os movimentos devem ser leves e circulares. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus, para que não haja contato do material retal com o genital”, explica Dr. César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

Confira: Faça a higiene íntima usando água corrente e sabonete específico para a região vaginal. Evite o sabonete em barra.

Gino-Canesten® Balance é tão eficaz quanto antibióticos²

Entre as principais causas do desequilíbrio do Ph estão a higienização exagerada com cosméticos perfumados e até mesmo duchas vaginais. A boa notícia é que os sintomas da vaginose podem ser facilmente tratados com Gino-Canesten Balance, que não necessita de receita médica.