O que fazer para tirar o cheiro ruim da carne?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Se você precisa remover aquele cheiro forte de carne, tem truques simples. Um deles é esfregar a tábua com meio limão e sal grosso. O limão espanta o odor, e o sal ajuda a tirar as impurezas. Depois de esfregar, enxágue bem com água quente.

Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias. O odor da carne, portanto, deve ser aquele cheiro característico de carne, mas de forma sutil. Se for muito intenso, também não é recomendado o consumo.

2. Use o Bicarbonato de sódio. Outra possibilidade é polvilhar sobre a carne o bicarbonato de sódio. Deixe repousando por 2 horas.

A dica é abrir a embalagem da carne alguns minutos antes de prepara-la, o odor irá sair e a cor retornar ao tom vermelho que agrada a todos. Experimente a carne embalada a vácuo, pois esse processo garante mais sabor, frescor, textura e o mais importante, uma perda mínima dos nutrientes.

Quando a carne passou do prazo de validade, ou está estragada devido ao mau condicionamento do produto, ela tende a ter um cheiro mais forte do que o normal, no caso das aves, esse cheiro pode ser mais ácido.

Se o cheiro é ruim, ela provavelmente está estragada. A carne vermelha tem um odor característico quando passa da validade. Nesse caso, jogue tudo fora.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

O ranço ou a rancidez oxidativa é a principal responsável pela deterioração de alimentos ricos em lipídios, como é o caso das carnes, pois resulta em alterações indesejáveis de cor, sabor, aroma e consistência do alimento.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Esta é provavelmente a maneira mais imediata de descobrir se a carne não está em boa forma. Para qualquer tipo de carne, se tiver cheiro rançoso ou desagradável, não é bom comer.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

As razões para lavar a carne com vinagre são várias: Atua como amaciante da carne, resultando em um produto final mais macio. O vinagre é eficiente na remoção de impurezas diversas em pouco tempo. Esse método é efetivo contra a proliferação de bactérias na superfície da carne.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

O bife também pode ser requentado no forno. Neste caso, o ideal é cobrir a carne com papel alumínio e manter no forno aquecido em uma temperatura bem baixa para evitar que resseque.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.