Como saber se o couve-flor está bom?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

A couve-flor é um alimento bastante durável se armazenado corretamente. Para verificar se o vegetal está bem fresco, observe o que estiver mais claro e sem manchas escuras. Se as folhas estiverem muito murchas ou as flores apresentarem pontinhos pretos, é melhor evitar.

A cabeça da couve-flor deve estar branca, roxa ou verde-clara e as flores delas, porosas. Couves-flores estragadas terão pontos pretos. Você pode cortá-los fora e, se embaixo a cor estiver branca normal, pode comer a couve-flor. Já se a cabeça inteira estiver preta, cheirando mal ou gosmenta, jogue-a fora.

Pessoas que os tomam anticoagulantes frequentemente são alertadas por seus médicos para ter cuidado com a ingestão de vitamina K, já que ela ajuda a coagular o sangue. Ou seja, o nutriente e os anticoagulantes trabalham um contra o outro.

Se você notar pontinhos pretos na parte mais clara do alimento, inclusive, evite levar para casa - e, caso ela crie as manchinhas na geladeira, não coma.

15 minutos

A couve-flor é uma hortaliça da mesma família do repolho e do brócolis. A sua textura é delicada e o seu cozimento em água com sal leva no máximo de 12 a 15 minutos. Ela é cheia de benefícios para a saúde, inclusive para perder peso, por conter baixas calorias.

5 dias

Como Armazenar: Mantenha a couve-flor dentro de um saco plastico perfurado na geladeira por no máximo 5 dias, lembre-se de remover as partes que contenham pontos escuras e nunca lave, deixe para fazer isso apenas quando for utilizar.

Podridão Negra
Uma das principais doenças da couve-flor é a já conhecida prodridão negra. Isso porque trata-se de uma doença comum entre as brassicas no mundo todo. Sua contaminação se dá por meio da bactéria Xanthomonas campestris pv.

A couve-flor também é versátil. Você pode consumi-la crua em saladas, gratinada, cozida, ou até mesmo utilizá-la para fazer um purê ou suflê.

Minicoelho pode comer couve-flor, mas o mais indicado a eles são as folhas. Mesmo porque a folha possui os mesmos benefícios e maior quantidade de fibras que o talo e a inflorescência. Assim, ofereça apenas as folhas da couve-flor ao minicoelho.

O talo da couve é rico em cálcio e potássio. “Este último nutriente auxilia no controle da pressão do sangue, na formação dos nervos e previne câimbras”, diz Borba. O alimento pode se tornar um delicioso purê, creme e até mesmo requeijão. Potássio: O talo da couve possui 43 vezes mais potássio do que a folha.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), esses pontinhos escuros são indícios de apodrecimento. Portanto, não é muito indicado comprar e consumir o vegetal que apresenta essa coloração.

4 dias

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.