Como se pega o verme do porco?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

O hospedeiro intermediário (suínos, bovinos e o próprio homem) se contamina ao comer frutas, verduras, pastagens ou ingerir água contaminada com os ovos da taenia que, após passarem pelo sistema digestivo, alcançam os vasos sanguíneos sendo distribuídos pelo corpo (cérebro, coração, músculos, olhos, etc.)

Como se pega a tênia? Quando comemos carne de boi ou de porco com larvas desse parasita, mal cozida ou crua ou, ainda, comendo embutidos (salames, chouriço, salsichas, morcela, entre outros) feitos com carne desses animais contendo as larvas da tênia.

Sinais e sintomas
Seres humanos infectados com vermes adultos de T. solium são assintomáticos ou apresentam queixas gastrintestinal leves. Eles podem ver proglotes nas suas fezes.

solium adulta nos seus intestinos e, portanto, ovos ou proglotes nas fezes. Vermes adultos podem ser erradicados com praziquantel ou niclosamida.

Outras medidas para evitar o contágio são: evitar locais sem saneamento, lavar sempre as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro, higienizar bem frutas e verduras, beber apenas água tratada, cozinhar e irrigar hortas e pomares com água limpa, não ter contato com fezes humanas e preferir os alimentos cozidos e ...

Ainda com a carne crua, coloque algumas gotinhas de limão ou de vinagre! Isso ajuda a eliminar bactérias, sem falar que deixa a carne suína ainda mais saborosa!

A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada. Vermes adultos podem produzir sintomas gastrintestinal leves ou passagem de segmentos móveis nas fezes.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

O sintomas principais são diarreia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

Carne de porco não agrava doenças
E o consumo de carne de porco como parte de uma alimentação saudável e balanceada gera diversos benefícios. Especialmente porque ela é uma excelente fonte de zinco, ferro, fósforo, selênio e potássio.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

Segundo a FAO, alguns parasitas podem viver no corpo humano por “décadas”. Lideram o ranking a tênia solium, um verme encontrado na carne de porco, um tipo de parasita e um tipo de solitária encontrados em produtos frescos e o protozoário causador da toxoplasmose, encontrado nas carnes vermelhas e de porco.

Pode comer carne de porco enquanto estiver tomando remédio para verme? Sim.

Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte. Estes já são mais desenvolvidos que os ovos.

Ivermectina

Qual o vermífugo recomendado para suínos e modo de usar? O vermífugo que usamos e recomendamos e o Ivermectina Premix ( especifico para suínos ), além de vermífugo, funciona muito como sarnicida.