Como diminuir os gases da couve-flor?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para tentar diminuir os gases e o inchaço que podem ser trazidos pela couve, recomenda-se marinar a salada de um dia para o outro – ou pelo menos durante algumas horas – em um tempero à base de limão ou no suco de limão.

Vegetais
Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.

Evite, por exemplo, misturar vegetais que corroborem na formação dos gases numa mesma refeição. Misture-os com outras tipos de verduras para que os “efeitos colaterais” sejam amenizados. Outra dica valiosa, mas nesse caso se aplica aos grãos e tubérculos é deixa-los de molho por, no mínimo 6 horas.

Pessoas que os tomam anticoagulantes frequentemente são alertadas por seus médicos para ter cuidado com a ingestão de vitamina K, já que ela ajuda a coagular o sangue. Ou seja, o nutriente e os anticoagulantes trabalham um contra o outro.

Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros. Por indicar início de podridão, a couve-flor que apresenta pontinhos pretos não deve ser consumida, especialmente porque a deterioração se espalha muito rapidamente pelo alimento.

(chá) de gengibre

Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce - Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Chá de funcho
O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Inspire ao soltar e levantar as pernas até que elas estejam perpendiculares ao solo e expire ao abaixá-las aos poucos. Relaxe na postura do cadáver. Esta postura ajuda na digestão e libera gases presos no intestino grosso. Ela também fortalece e flexibiliza a coluna.