Pode colocar panela de alumínio dentro da geladeira?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Além de ocupar muito espaço dentro da geladeira, as panelas levam carregam consigo muitos resíduos derivados da preparação do próprio alimento. É por esse e por outros motivos que não é indicado guardar a panela dentro da geladeira.

No Mosaico Baiano de sábado, 1, a nutricionista Caroline Costa explicou o porquê que não se dever guardar a panela na geladeira. Segundo ela, as panelas podem levar algumas bactérias para a geladeira e acabar contaminando os outros alimentos.

Por mais inofensivo que pareça, a panela não é o recipiente ideal para guardar sobras de alimentos e nem deve passar tanto tempo em contato com o alimento. Esse assunto parece confuso para você? Calma, que a gente explica por que não se deve guardar panelas dentro da geladeira nas próximas linhas.

Olá, O metal não prejudica o congelador mas interfere nas propriedades do alimento!

Você pode estar gastando mais energia
Caso você tenha o costume de tirar as panelas ainda quentes do fogão e logo guardá-las no refrigerador, saiba que está contribuindo para um maior gasto de energia. A lógica é simples: a geladeira trabalha para manter uma temperatura constante em seu interior.

Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada. “Essas panelas não são as melhores opções, pois o alumínio pode se soltar na comida e, logo, ser absorvido pelo corpo. Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer”, diz a nutricionista.

A maneira correta de armazenar sobras de comidas na geladeira é colocando em um pote, de preferência de vidro, ou de plástico, desde que seja livre de BPA - composto químico orgânico que faz mal à saúde -, com fechamento hermético, para conservar ao máximo a qualidade, o sabor e odor dos alimentos.

Há quem goste de levar o alimento ainda na panela para a geladeira. Caso o recipiente seja de inox, não existe problema.

Use recipientes fechados para armazenar esses alimentos. Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento na geladeira o tempo suficiente para que descongele. Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível.

Existe uma troca iónica que altera o sabor e propriedades do alimento em contacto com o metal, nunca mas nunca deverás colocar um alimento num tacho (alumínio, inox ou seja de que metal for) quer seja no frigorífico, quer seja no congelador,corres o risco de intoxicação!

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Alimentos preparados em panelas de alumínio e aço inox podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde humana. Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, nestes recipientes é maior a transferência do alumínio (metal tóxico) para a água, e desta para os alimentos.

Regular a geladeira para uma temperatura muito baixa gasta mais energia. “Quanto maior a diferença entre a temperatura interna e a temperatura externa, maior o gasto de energia”, afirma Mario. A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia.

Se os utensílios ficarem muito tempo guardados, sem uso, também podem escurecer. Esse fenômeno acontece porque a película de óxido presente no alumínio reage com a umidade do ar ou com a temperatura do ambiente. No Brasil, que é um país muito úmido e quente, isso é ainda mais frequente.