Quem pode tomar estradiol?

Perguntado por: egois . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 10 votos

Estradiol é particularmente indicado para mulheres que removeram o útero (histerectomizadas), que não necessitam de terapia combinada com progestagênio. Para mulheres com útero intacto, deve ser considerada terapia combinada com progestagênio durante pelo menos dez a doze dias em cada ciclo.

Reações comuns: sensibilidade, aumento ou dor nas mamas. Reação incomum: candidíase vaginal. Reações muito raras: hiperplasia endometrial ou aumento no tamanho de fibroma uterino em mulheres não histerectomizadas; risco de desenvolvimento de câncer endometrial; sangramento vaginal irregular.

Novo estudo indica que iniciar a terapia de reposição hormonal com estradiol dentro de 6 anos após o início da menopausa pode ajudar a impedir a aterosclerose, doença onde há o acúmulo de placa nas paredes das artérias.

Contra-indicações e Precauções: Você não deve tomar ACTIVELLETM (Estradiol - Acetato de noretisterona) em caso de: - conhecimento, suspeita ou histórico anterior de câncer de mama; - presença ou suspeita de tumor dependente de hormônio (como o da parede uterina); - presença de sangramento vaginal anormal; - histórico ...

O estriol pode ser aplicado como creme vaginal no tratamento da atrofia do trato geniturinário relacionada à deficiência estrogênica, especialmente: *no tratamento das queixas vaginais como dispareunia, ressecamento e prurido; *na prevenção das infecções recidivantes vaginais e do trato geniturinário inferior; *no ...

Os estrogênios, em específico, atuam junto com a progesterona provocando a modificação das células do endométrio, tecido que reveste o útero por dentro. O estradiol é responsável por estimular a proliferação celular no endométrio, deixando o tecido mais espesso para a possível fixação de um embrião.

Sintomas de estrogênio baixo

  • Ciclos irregulares ou ausência.
  • Pele seca.
  • Oscilação de humor.
  • Falta de libido e secura vaginal.
  • Distúrbios do sono.
  • Fogachos / Calorões noturnos.

Mulheres com alto risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e trombose também devem ser avaliadas antes de começar a terapia. Pessoas com doenças clínicas descompensadas, como doença hepática e renal, também não devem fazer uso de reposição hormonal.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

O alívio dos sintomas da menopausa é atingido durante as primeiras semanas de tratamento e o efeito dos estrogênios sobre a densidade mineral óssea é dose-dependente.

Dentre os efeitos colaterais que podem ser ocasionados pela reposição hormonal na menopausa, em pessoas com predisposição a eles, estão:

  • Aumento do risco de câncer de endométrio e mama.
  • Acidente vascular cerebral (derrame).
  • Infarto.

Consulte o seu médico ou peça orientação do farmacêutico antes de usar qualquer medicamento. Se você está grávida ou suspeita que possa estar grávida, não use estriol. Este medicamento é contraindicado para uso durante a lactação. Informe ao médico se está amamentando.