Quais os riscos de uma cirurgia de estenose lombar?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Uma das complicações mais comuns é uma infecção onde a incisão foi feita. Geralmente, pode ser tratado com sucesso com antibióticos . Existe o risco de desenvolver um coágulo sanguíneo após a cirurgia de descompressão lombar, principalmente na perna. Isso é conhecido como trombose venosa profunda (TVP) .

De modo geral, a recuperação dura dois meses e deve incluir pequenas caminhadas (5 a 15 minutos) diariamente, a partir do quarto dia de cirurgia. Evite levantar objetos pesados por dois meses, relações sexuais, ficar sentado por mais de uma hora e dirigir. O retorno ao trabalho geralmente se dá após 45 a 90 dias.

Lesão neurológica (raízes nervosas ou medula espinhal) Mau posicionamento ou migração de parafusos ou implantes. Fratura da coluna. Infecção.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

O procedimento para correção da estenose de canal lombar é feito com anestesia geral e demora, em média, uma hora.

Após 14 dias de cirurgia, o paciente inicia exercícios supervisionados pelo fisioterapeuta que progride a intensidade e a dificuldade do treino de acordo com a evolução do paciente. É esperado que entre 2 e 3 meses o paciente esteja apto a retornar às suas atividades físicas habituais.

Após o procedimento cirúrgico (eletivo ou emergencial), os pacientes chegam à UTI ainda sob o efeito da anestesia e com respiração artificial. Nessas condições, é habitual que as pessoas apresentem uma certa instabilidade hemodinâmica, pressão alterada, diurese inadequada e pulmões ainda sofrendo o efeito da cirurgia.

Cirurgia na coluna é seguro? Sim. A evolução das técnicas cirúrgicas e dos equipamentos de imagem, assim como a possibilidade de monitorização da atividade neurológica durante a cirurgia, trouxeram mais segurança aos procedimentos cirúrgicos na coluna.

Na maioria dos casos, o tempo de cirurgia varia entre 2 e 3 horas. Quais os riscos da artrodese lombar?

Tempo médio de duração de cirurgias de coluna e de internação hospitalar: Hérnia de disco lombar: 1 hora; 0 a 1 dia de internação. Hérnia de disco cervical: 2 horas; 1 dia de internação. Estenose do canal cervical: 3 horas; 1 a 2 dias de internação.

“A Estenose Aórtica sintomática costuma ter uma evolução muito ruim. No geral, os pacientes que têm os sintomas e não são tratados possuem uma expectativa de vida de apenas 2 a 3 anos. No entanto, dependendo do caso, mesmo na Estenose Aórtica sem sintomas o risco de morte súbita pode ser alto.” – Dr.

O estreitamento que ocorre com a estenose espinhal também pode afetar a medula espinhal por invasão do espaço disponível no canal vertebral. Estruturas adjacentes à coluna vertebral também podem ser afetadas da seguinte maneira: Os ligamentos da coluna vertebral podem engrossar e enrijecer.

Quem é paciente com estenose lombar pode sentir que quando caminha, a dor na região lombar tende a aumentar, e devido a isso, evitam realizá-la. No entanto, a caminhada é uma atividade recomendada, pois não é uma atividade de alto impacto e pode ser graduada de acordo com os limites do paciente.