O que é eritema tóxico?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Designa-se por eritema tóxico do recém-nascido a presença de manchas avermelhadas, com 1 a 2 cm de diâmetro, dispersas no corpo do bebé. Estas manchas: Podem ter uma aparência rugosa; Por vezes, possuem um centro mais claro e vesicular.

Ainda desconhecida, porém são sugeridos fatores ambientais, irritação mecânica e química. Alguns autores sugerem que seja uma reação cutânea aguda semelhante à da doença enxerto contra hospedeiro, desencadeada pelos linfócitos maternos transferidos imediatamente após o parto.

As causas dessas manchas ainda não foram esclarecidas, mas sabe-se que não causam qualquer desconforto para o bebê e desaparecem de forma espontânea dentro 14 dias sem deixar sequelas, não sendo necessário qualquer tratamento.

O eritema tóxico é uma doença auto-limitada e não requer nenhum tratamento além de tranqüilizar os pais.

Tratamento de eritema infeccioso
É possível que administrar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para alívio da febre, dor, dor de cabeça e dor nas articulações, além de outros medicamentos para alívio da coceira caso ela seja intensa.

Os nódulos do eritema nodoso são sensíveis e surgem geralmente nas canelas, assemelhando-se a calombos e manchas roxas que, aos poucos, se alteram de uma cor rosada a vermelha ou violeta a castanho-azulada. Febre e dores articulares são comuns.

Causa: O Eritema Infeccioso (EI) é causado por um vírus (Parvovírus humano B 19), transmitido por secreções das vias respiratórias antes do início dos sintomas da doença.

O eritema da fralda por Candida é uma infeção que causa irritação da pele e que deve ser tratada com um medicamento antifúngico. Canesten creme com clotrimazol é usado há mais de 25 anos para tratar o eritema da fralda por Candida.

Nos casos de intoxicação por contato (pele):

  1. Lavar abundantemente o local afetado com água corrente.
  2. Se os olhos forem afetados: lavar com água corrente durante 15 minutos e cobri-los, sem pressão, com pano limpo ou gaze;
  3. Encaminhar ao serviço médico (pronto socorro ou hospital).

Vamos resumir? As principais alterações de pele em bebês são:

  • Dermatite atópica.
  • Dermatite de contato.
  • Dermatite seborreica.
  • Brotoejas causadas pelo clima.
  • Dermatite de fralda.

É importante diferenciar a alergia da assadura. As duas podem ser muito similares, com vermelhidão, aspecto ressecado e até mesmo a aparição de brotoejas, mas a alergia é mais perigosa e é caracterizada pela descamação da pele.

Para identificar a alergia de fralda no bebê, tem que prestar atenção nas reações da pele em contato com a fralda, as principais são as assaduras, sendo vermelhas e até roxas, as lesões podem ser brilhantes e descamativas, espessas e até ulcerativas.