O que é urticária na pele?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

A urticária é uma reação não contagiosa da pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas, que podem inchar e coçar bastante. Algumas pessoas podem apresentar ardência e ferroadas nas lesões. É uma doença de pele frequente: 15% a 20% das pessoas já apresentaram um episódio de urticária na vida.

O tratamento na urticária aguda consiste na administração de anti-histamínicos (também conhecidos como comprimidos antialérgicos) e, em alguns casos de maior gravidade, também com corticóides.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

Queijos, ovos. Carnes defumadas e salames. Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).

Urticária não tratada pode evoluir para problemas de saúde mais sérios, como: Anafilaxia: reação alérgica que envolve todo o corpo, causa dificuldade na respiração e pode colocar a vida em risco; Inchaço na garganta: pode causar um bloqueio das vias respiratórias e, consequentemente, risco de morte.

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser: – aguda: quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas; – crônica: quando os sintomas duram por seis semanas ou mais. Pesquisas mostram que a forma aguda pode ser desencadeada por estímulos de origem imunológica ou não imunológica.

Os vírus mais associados na infância são: Citomegalovírus, Herpes vírus tipo 6 e Epstein Barr enquanto nos adultos são os vírus da hepatite4. Outros vírus também devem ser lembrados, como: Adenovírus, Vírus sincicial respiratório, rotavírus, Parvovírus B19 e os vírus da Hepatite A, B e C7.

Qualquer tipo de infecção viral, desde um resfriado comum, até uma gripe ou qualquer outro vírus podem causar urticária.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

O que fazer: deve-se evitar tomar banhos muito quentes, usar umidificadores no ambiente e utilizar sabonetes hipoalergênicos, além de cremes hidratantes que contenham ceramidas, ácido glicólico, vitamina E ou ureia, por exemplo.

Durante a noite, os episódios de alergia podem acentuar-se. O pó, os ácaros, o bolor… São algumas das principais causas das incómodas reações alérgicas durante a noite.