Onde é localizada a neuropatia?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Como o próprio nome diz, a neuropatia ocorre quando o nervo periférico é acometido. Entre os principais sintomas da neuropatia estão dores nas costas, pernas, coxa, nãos, no pé e no rosto. A dor tem variação de aguda, sensação de queimação ou intensa. Geralmente, a dor ocorre a noite.

Formigamento, queimação e sensação de agulhadas, principalmente nas mãos e nos pés, são sintomas típicos da dor neuropática. A condição diminui a qualidade de vida dos pacientes e, em muitos casos, as dores transformam atividades corriqueiras em tarefas incapacitantes.

Neurologista no Hospital Sírio-Libanês, o dr. Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns: Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos.

A dor neuropática é uma sensação de incômodo evidente. Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.

Os principais sintomas da nevralgia são:

  • Dor aguda;
  • Paralisia ou fraqueza dos músculos próximos ao nervo acometido;
  • Dor constante;
  • Sensação de queimação;
  • Sensibilidade maior.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Sallem diz que a eletroneuromiografia é um exame que estuda os nervos motores e sensitivos. Esse teste é realizado em duas etapas. Na primeira, são dados pequenos choque nos nervos periféricos para que seja analisada a velocidade de condução nervosa. Ou seja, o tempo que o corpo demora para responder àquele estímulo.

Por outro lado, existem também as neuropatias congênitas (existentes desde o nascimento), essas costumam ser mais graves e não existe tratamento.

As causas da neuropatia incluem problemas metabólicos como a diabetes, sendo esta a principal origem da doença. A diabetes é a causa mais comum de neuropatia de fibras pequenas, que causa sensação de queimação nas mãos e pés.

A vitamina B12 é hidrossolúvel e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis.

A neuropatia hereditária com risco de paralisia por pressão é uma doença hereditária em que os nervos se tornam mais sensíveis à pressão, lesão e uso. Nesta doença, os nervos são facilmente lesionados por uma leve pressão ou lesão ou pelo uso repetitivo. Há dormência, formigamento e fraqueza na área afetada.

Amitriptilina tem sido um tratamento de primeira linha para a dor neuropática, durante muitos anos.

Nos casos de inflamação nos nervos, a terapia imunossupressora, à base de corticoide e imunoglobulina, pode reverter completamente o quadro e praticamente promover a cura do paciente.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica provocada a partir de uma lesão parcial ou abrangente do sistema nervoso. Situações de estresse ou baixa imunidade tendem a intensificar os sintomas, já que o cérebro recebe estímulos inflamatórios que contribuem para a piora do quadro.

No cérebro, a habilidade de bloquear a dor pode se perder em uma lesão como no AVC ou trauma. Com o tempo, ocorrem mais danos celulares e a sensação de dor persiste. Para um tratamento adequado da dor neuropática procure um neurologista de sua confiança e uma equipe multidisciplinar.