O que é uma insuficiência venosa?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A insuficiência venosa crônica é definida como uma anormalidade do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência valvular, associada ou não à obstrução do fluxo venoso. Pode afetar o sistema venoso superficial, o sistema venoso profundo ou am- bos.

Um coágulo de sangue pode causar insuficiência venosa crônica porque o tecido cicatricial do coágulo pode danificar as válvulas nas veias. Como a trombose venosa profunda às vezes também é chamada flebite, a insuficiência venosa crônica pode ser chamada de síndrome pós-flebite.

A doença, caracterizada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores como consequência da hipertensão venosa (aumento da pressão dentro das veias), não costuma levar o paciente a óbito, mas pode comprometer sua qualidade de vida.

Muitas pessoas se perguntam se a insuficiência venosa crônica tem cura, e a resposta é sim, mas a cura pode variar de caso a caso. Algumas pessoas podem ser curadas com mudanças na dieta e no estilo de vida, enquanto outras precisam de intervenções médicas, como cirurgia, escleroterapia ou tratamentos a laser.

Como é o tratamento? O tratamento irá variar de acordo com a gravidade da doença. Em alguns casos, recomenda-se o uso de meias de compressão para a reabsorção do edema, evitando sua formação, reduzindo o calibre venoso e aumentando a velocidade do fluxo sanguíneo.

A pletismografia venosa é um exame muito utilizado para detectar quadros de insuficiência venosa nos membros inferiores, bem como problemas na bomba muscular periférica. Além disso, o exame também permite que o médico vascular especialista saiba a quantidade sanguínea que chega ao local examinado.

Mesmo que a insuficiência venosa esteja estabilizada, o trabalho em temperaturas elevadas deve ser evitado, pois o efeito do calor sobre as veias pode levar a uma vasodilatação, com agravamento do processo, e até descompensação das varizes18.

Classe 1 – Telangiectasias e/ou veias reticulares. Classe 2 – Veias varicosas. Classe 3 – Edema. Classe 4 – Alterações de pele (hiperpigmentação, lipodermatosclerose).

Atividades físicas indicadas para combater as varizes
As atividades indicadas para combater a doença são diversas, então você pode optar por aquele que se sentir mais confortável e que se adequar melhor à sua rotina. Caminhada, corrida e ciclismo são as principais opções aeróbicas.

Sim, caso a trombose venosa profunda gere incapacidade permanente para o trabalho, a pessoa pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).

Inchaço crônico da perna afetada e/ou dor acompanhado de varizes. Mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca. Eczema, coceira muito forte que pode levar a uma ferida de difícil cicatrização. Embolia pulmonar (EP).