Por que atletas usam eritropoetina?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ao utilizar essa substância, o atleta acaba aumentando seu rendimento físico, pois o aumento de hemácias faz com que mais oxigênio seja levado até os músculos, evitando um desgaste muito rápido por um exercício, além de propiciar uma maior velocidade na realização de alguma atividade.

A estimulação da eritropoiese é uma das técnicas mais eficientes de doping (Leuenberger, Reichel, & Lasne, 2012). A EPO pode produzir alterações no tamanho das hemácias, no conteúdo de hemoglobina das hemácias e outros parâmetros que podem ser detectáveis.

Suas formas recombinantes vêm sendo usadas indiscriminadamente por atletas em esportes de resistência, por aumentarem a concentração de hemácias, gerando maior aporte de oxigênio ao tecido muscular.

Bruno Lins, Jorge Célio, Josiane da Silva, Luciana França, Lucimara Silvestre e Lucimar Teodoro apresentaram altos níveis da substância eritropoietina, que eleva o número de glóbulos vermelhos no sangue.

O benefício do tratamento com a eritropoetina nos pacientes dos estudos citados acima é a correção da anemia, com consequente redução da necessidade de transfusões e sobrecarga de ferro, do número de hospitalizações e melhora sintomática, da qualidade de vida, da capacidade cognitiva, do desempenho físico e funções ...

Dentre os principais efeitos causados pelo uso deste hormônio destacam-se o aumento da viscosidade sangüínea em decorrência do maior número de hemácias no sangue, a hipertensão arterial, possíveis infartos do miocárdio e cerebral, embolia pulmonar, insuficiência cardíaca e outras situações graves que podem conduzir à ...

Erupções cutâneas; Sintomas semelhantes à gripe, tais como dor de cabeça, dores nas articulações, fraqueza, cansaço, tontura. Estes podem ser mais comuns no início do tratamento; Pode ocorrer aumento nos níveis de plaquetas do sangue (trombócitos) que estão normalmente envolvidos na formação de um coágulo sanguíneo.

como este medicamento funciona? Este medicamento estimula a produção das células vermelhas no sangue, por isso é usado para tratar as anemias. Os efeitos começam a ser observados em um intervalo de 2 a 6 semanas.

R$ 35,00. Comprando junto você economiza!

Seu médico pode iniciar o tratamento com Eritropoetina Humana Recombinante se seu nível de hemoglobina for de 10 g/dl ou menos. Após início da terapia, seu médico manterá seu nível de hemoglobina entre 10 e 12 g/dl. A dose inicial usual é de 150 UI/Kg. Esta é dada 3 vezes por semana por injeção sob a pele.

- Ovos, espinafre, agrião, leguminosas como a lentilha, brócolis, nozes, sementes de abóbora, soja e outros da família; - Frutas vermelhas como amoras, morango, mirtilo, melancia, tâmaras e romã.

Estima-se que a meia-vida da eritropoetina, após o lançamento no sangue, seja de seis a oito horas e que seus níveis plasmáticos, no organismo humano, estejam em torno de 6,2 mU/mL (± 4,3)1, 2.

A eritropoetina é o principal regulador da eritropoese, que é o processo de formação das hemácias ou células vermelhas do sangue. Ela age estimulando a mitose e a diferenciação celular das células progenitoras das hemácias, conhecidas como eritróides.

- Suspender temporariamente o tratamento, se o nível de hemoglobina estiver superior a 13 g/dL. O tratamento deve ser mantido de forma contínua, visando o alvo de hemoglobina em 11 g/dL.

Alfaepoetina é uma eritropoietina humana recombinante, que é quase idêntica ao hormônio eritropoietina endógeno (EPO). A alfaepoetina induz a eritropoiese de uma maneira dependente da dose, mas não afeta a expectativa de vida dos eritrócitos.