Quem controla o doping?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Assim, a Federação Internacional do atleta passa a ser a responsável por realizar o Controle de Dopagem e fazer a gestão do seu formulário de localização.

A ABCD é a Organização Nacional Antidopagem (ONAD) reconhecida e credenciada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) no Brasil.

O Agente pode ser um Oficial de Controle de Dopagem - DCO ou um Escolta. Você deverá mostrar um documento de identificação com foto. Depois disso, você será acompanhado pelo Agente até a Estação de Controle de Dopagem, onde ele permanecerá com você o tempo todo, desde o momento da notificação até o final do processo.

O teste antidoping geralmente começa com a coleta de amostras biológicas dos atletas, que podem ser de sangue ou urina. A escolha do tipo de amostra a ser coletada depende das substâncias que estão sendo testadas e das diretrizes estabelecidas pelas organizações esportivas responsáveis.

São exames que consistem na coleta de amostras de urina e/ou sangue a serem en- viadas para laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidopagem, podendo identificar a presença de substâncias ou métodos proibidos que constam da lista de substâncias e métodos proibidos.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem tem a autonomia de uma Organização Nacional Antidopagem (ONAD) e deve elaborar um Plano de Distribuição de Testes (PDT), que é um plano de teste inteligente e proporcional ao risco de dopagem entre os atletas sob sua jurisdição.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem tem como missão consolidar a cultura antidopagem no Brasil por meio de ações de educação e de controle em todas as manifestações esportivas.

É um profissional da área da saúde, treinado, certificado pela ABCD ou outra organização antidopagem competente, com responsabilidades específicas atribuídas no Padrão Internacional para Testes e Investigações, para realizar uma Missão de Controle de Dopagem, Em Competição ou Fora de Competição.

Uma das exigências para o Brasil sediar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos de 2016 foi a criação de uma organização nacional antidopagem. Assim, em 30 de novembro de 2011, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto nº 7.630, que criou a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Coleta do material é feita pelos atletas
Durante todo o exame, é o jogador quem irá manipular a urina coletada,a não ser que opte por pedir ajuda do agente.

Por que doping não é liberado e legalizado? O argumento principal usado por entidades como o COI e a Wada é a necessidade de se garantir uma disputa justa, com oportunidades iguais para todos. Também afirmam que a prática vai contra os "valores e regras do esporte" e pode trazer riscos à saúde dos atletas.

As punições no Brasil são as que violam o código de justiça desportivo brasileiro e a lei antidoping. Nesse caso, elas podem gerar a perda de medalhas, multas, restrições, prestação de serviço social e suspensão do esporte.

Os controles antidoping ajudam a manter a integridade do esporte e garantem que os atletas pratiquem suas atividades de maneira saudável e sem trapacear. Todos os exames são realizados por pessoas especialmente treinadas e credenciadas para o controle de doping.