Como saber se tenho endometriose no diafragma?

Perguntado por: rconceicao2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O melhor exame para o diagnóstico da endometriose no diafragma é a ressonância magnética, com taxas de detecção em cerca de 80% das pacientes.

A endometriose é definida como a presença de tecido endometrial (estroma e/ou glândulas) fora da cavidade do útero. Esta doença atinge 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva. Ela pode localizar-se em diversos locais e órgãos, com maior prevalência nas estruturas pélvicas.

Como é realizado o diagnóstico da endometriose torácica? O diagnóstico é realizado com ajuda de exames de imagem como RX de tórax, TC de tórax (pneumo e hemotórax), RNM (lesão no diafragma em 78 a 83%), broncoscopia (citologia melhor que biopsia), US, laparoscopia e toracoscopia.

Sintomas das hérnias diafragmática

  1. Dificuldade para deglutir. A hérnia e o conteúdo herniário podem comprimir o esôfago, canal que conduz os alimentos da boca até o estômago. ...
  2. Refluxo. ...
  3. Dificuldade para respirar. ...
  4. Taquicardia. ...
  5. Sons respiratórios diminuídos ou ausentes.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Radiografia de tórax
As radiografias fornecem imagens das estruturas internas do tórax e daquelas em torno deste e são mais úteis para a identificação de anormalidades do coração, do parênquima pulmonar, da pleura, da parede torácica, do diafragma, do mediastino e do hilo.

O cirurgião torácico é o profissional que trata as doenças que afetam o tórax e o aparelho respiratório.

Segundo a ginecologista, os sintomas da endometriose mudam em relação à área afetada: “Na bexiga, por exemplo, o principal sintoma é a dor ao urinar. No intestino, pode ocorrer dor para evacuar”. Já quando chega aos pulmões, a doença pode provocar tosse com sangramento.

A mulher tem vários sintomas respiratórios, como derrame pleural e falta de ar”, informa a especialista. Além disso, a paciente sente dor no tórax, em 90% dos casos no lado direito.

Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal
O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.

Tratamento da endometriose no diafragma.
O tratamento inicial nas mulheres sem desejo reprodutivo deve incluir mudanças no estilo de vida, como atividade física, alimentação, controle do stress, melhora do sono, associado ao tratamento hormonal para a endometriose.

Diafragma causa a dor na lateral do abdômen durante o exercício físico.

Acúmulo de impurezas do sangue venoso abaixo do diafragma devido ao aumento da resistência ascendente; sem sangue puro o suficiente para sustentar a vida, a doença se instala.