O que é uma hérnia no diafragma?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Hérnia diafragmática é caracterizada pela passagem de parte do conteúdo abdominal para o interior da cavidade torácica através de um defeito no diafragma. Esse artigo apresenta dois casos de hérnias diafragmáticas traumáticas de longa evolução: um possuindo 20 anos e o outro com 52 anos de evolução.

Ela surge quando o diafragma é rompido por um traumatismo (como acidentes, quedas e perfurações) ou por consequência de complicações de uma cirurgia ou de uma infecção na região do tórax. Por ser causada por algum trauma, a Hérnia Diafragmática Adquirida pode se manifestar em qualquer região do músculo.

Independente da modalidade, o tratamento de hérnias diafragmáticas consiste na cirurgia. Somente a operação é capaz de realocar os órgãos do abdome em seu local de origem. Também é a única maneira de corrigir a falha no diafragma.

Sintomas das hérnias diafragmática

  • Dificuldade para deglutir. A hérnia e o conteúdo herniário podem comprimir o esôfago, canal que conduz os alimentos da boca até o estômago. ...
  • Refluxo. ...
  • Dificuldade para respirar. ...
  • Taquicardia. ...
  • Sons respiratórios diminuídos ou ausentes.

A hérnia diafragmática geralmente se manifesta na porção posterolateral do diafragma (hérnia de Bochdalek) em 95% dos casos e ocorre no lado esquerdo em 85% dos casos; em 2% dos casos é bilateral.

O exame padrão para diagnosticar a Hérnia Diafragmática Congênita é a Ultrassonografia Morfológica Fetal. Realizado ainda no primeiro trimestre de gestação, possibilita a identificação ou suspeita do problema. Além disso, a equipe médica pode indicar alguns exames complementares.

Radiografia de tórax
As radiografias fornecem imagens das estruturas internas do tórax e daquelas em torno deste e são mais úteis para a identificação de anormalidades do coração, do parênquima pulmonar, da pleura, da parede torácica, do diafragma, do mediastino e do hilo.

O procedimento, realizado com anestesia geral, tem o objetivo de reposicionar os órgãos na cavidade abdominal e fechar o orifício do músculo diafragma. A cirurgia para correção da hérnia diafragmática pode ser realizada por incisão tradicional ou com técnica minimamente invasiva, por videolaparoscopia.

A base do tratamento não cirúrgico para hérnia de disco em um primeiro momento envolve a administração de medicamentos, tais como anti-inflamatórios e analgésicos, que visam o alívio inicial da dor e inflamação. Relaxantes musculares também podem ser associados nessa primeira estratégia de intervenção.

As hérnias diafragmáticas congênitas classificam-se de acordo com a localização do defeito em três tipos: hérnia de Bochdalek, hérnia de Morgagni e hérnia do hiato esofágico. As hérnias de Bochdaleck resultam de um defeito no segmento posterolateral do diafragma e representam 85 a 90% das HDC.

Doenças como esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla , distrofia muscular, etc.