Quais são as desvantagens do diafragma?

Perguntado por: lfogaca8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como desvantagens, podemos citar os casos de:

  • irritação da vagina ou pênis;
  • reações alérgicas ao produto do qual o diafragma é feito ou do espermicida;
  • aumento do risco de infecção urinária.

Diafragma

VantagensDesvantagens
Pode ser utilizado somente quando precisar.Exige controle do número de horas de uso.
É livre de hormônios.Requer uso combinado de espermicida para aumentar a eficácia.
Não é afetado por outras medicações.Pode causar irritação, reação alérgica e infecção no trato urinário.

O diafragma é uma capinha de borracha bem fina, que a mulher coloca, ela mesma, no fundo da vagina, antes da relação se- xual, tapando, assim, o colo do útero. Ele evita a gravidez, impedindo que os esper- matozóides do homem penetrem no útero. Deve ser usado junto com um espermi- cida, para garantir maior segurança.

Além disso, o diafragma ajuda a mulher a conhecer bem o seu corpo, não interfere no aleitamento materno e no ciclo menstrual, possui alta durabilidade e seu uso pode ser interrompido a qualquer momento. O uso do diafragma exige muita disciplina por parte da mulher, o que pode ser considerado uma desvantagem.

O diafragma tem poucos ou nenhum efeito colateral. O dispositivo não é indicado para mulheres alérgicas a látex e/ou espermicidas, nem para pacientes que já tiveram síndrome do choque tóxico e/ou sofrem com sucessivas infecções urinárias.

Desvantagens

  • Não protege contra a maioria das doenças sexualmente transmissíveis;
  • Pode provocar irritação vaginal;
  • É desaconselhável a mulheres que têm infeções urinárias, do colo do útero ou da vagina.

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

- E não provoca efeitos colaterais (não interferindo no ciclo menstrual), se comparado às distintas formulações hormonais; - Mas pode causar rejeição por processo alérgico; - E possui curto tempo de ação, necessitando de reaplicações em relações sexuais prolongadas ou repetitivas.

Pela quantidade do elemento químico no útero, o aparato proporciona um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo que ele se encontre com o óvulo. Mas nem tudo são flores. No geral, a desvantagem é que o DIU de cobre pode aumentar os dias e a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas.

O diafragma não é descartável, e pode ser utilizado por até 3 anos. Caso a mulher engravide ou ganhe peso, o diafragma deverá ser trocado. O cuidado com o anel é primordial para o seu funcionamento correto. Por isso, após a última relação sexual deve ser retirado, higienizado com água e armazenado corretamente.