O que vem a ser tosse comprida?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A Coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis. Ela é uma doença transmissível com alto risco de transmissibilidade por meio de gotículas respiratórias.

Usar umidificadores de ar no dia a dia
Em especial para quem tem problemas respiratórios, isso pode ajudar a diminuir a tosse e outros sintomas que são mais frequentes. Para quem não tem um aparelho próprio para isso, uma bacia com água pode ajudar muito.

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A tosse é seguida por um som de guincho específico e vômitos. Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradativamente. A doença é transmitida por contato direto com secreção de indivíduo doente como gotas de saliva lançadas ao ar ou por objetos contaminados.

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível causada pela bactéria Bordetella pertussis e está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises incontroláveis de tosse seca seguida pelo guincho inspiratório, que é som produzido pelo estreitamento da glote.

A tosse mais característica e intensa dura cerca de 2 semanas e diminui gradativamente após esse período.

Fimatosan Xarope 150ml - farmagora.

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas no estágio catarral. Xaropes expectorantes e inibidores da tosse não trazem benefícios terapêuticos.

Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.

O antibiótico eritromicina ou azitromicina, tomado por via oral, costuma ser usado para erradicar a bactéria causadora da coqueluche. Antibióticos também são usados para tratar infecções que acompanham a coqueluche, como pneumonia e infecção do ouvido.

Cultura – É realizada mediante o isolamento da Bordetella pertussis pela cultura de material colhido de nasofaringe (Swab de nasofaringe). A cultura é considerada como o padrão ouro no diagnóstico da coqueluche.

Os antibióticos matam a bactéria que causa a coqueluche e auxiliam para uma rápida recuperação. Todavia, não existe muita coisa que possa ser feita para a prevenção ou o alívio da tosse. O uso de medicamentos para esse sintoma não é recomendado, pois tem pouco efeito sobre a doença.

Também pode se contrair a doença quando compartilha-se lençóis, copos e outros objetos pessoais. Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

A coqueluche pode acometer pessoas em qualquer idade, mas a população mais vulnerável à infecção são os bebês menores de 1 ano. Nesse grupo, a doença pode causar complicações como infecções de ouvido, pneumonia, desidratação e convulsões e até levar à morte.