O que é laringite em crianças?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A laringite é uma doença respiratória comum na infância, caracterizada por inflamação e estreitamento da região subglótica da laringe, causada principalmente por vírus. Acomete principalmente crianças de 3 meses a 6 anos, com pico aos 2 anos e maior incidência nos meninos.

As crianças devem ingerir bastante líquidos, pingar soro no nariz, e se necessário tomar medicamento para conter a febre. Mas se o quadro de cansaço em excesso e dificuldades para respirar é preciso procurar um médico. Ao dormir, indica-se elevar a região do ombro e a cabeça para facilitar a respiração da criança.

Se você está com rouquidão e dificuldade para engolir, saiba que o problema pode ser mais grave do que uma simples dor de garganta. Esses também são típicos sintomas da laringite, uma doença que ataca a laringe e pode causar graves infecções e até mesmo provocar tumores nas cordas vocais se não tratada adequadamente.

Beber líquidos mornos e tomar certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor. Se a condição é causada por bactérias, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.

Na maioria dos casos, a obstrução das vias aéreas dura de dois a três dias, com diminuição dos sintomas ao final de cinco dias. Mas podem acontecer situações mais graves e persistentes, que requerem outros cuidados.

Os medicamentos mais comuns de serem administrados pelo nebulizador são o soro fisiológico, corticoide e soluções broncodilatadoras.

Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

Sintomas como “dor de garganta”, rouquidão ou mesmo afonia (impossibilidade de falar), dispneia (dificuldade em respirar ou “falta de ar”) são frequentes na laringite (veja detalhes em sinais e sintomas da laringite).

A videolaringoscopia é utilizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Além de laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias.

Tosse seca, bem característica e conhecida como “tosse de cachorro” ou “barking cough”. Rouquidão.

A infecção pode ocorrer por vírus ou bactérias e a diferença está na formação de placas das bactérias. Se for viral, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos. Se for bacteriana, antibiótico. Em ambos os casos, porém, é importante o repouso vocal para a recuperação mais rápida da voz.

Como aliviar a tosse noturna em bebês?

  1. Ofereça líquido para a criança. ...
  2. Aposte na inalação de ar úmido. ...
  3. Cuide do quarto do pequeno. ...
  4. Ajuste a posição do bebê para manter a cabeça elevada. ...
  5. Prefira alimentos e líquidos leves, mornos ou em temperatura ambiente.

A laringite alérgica resulta da exposição a um alérgeno inalado, causa sintomas de tosse e disfonia e provavelmente ocorre através de três mecanismos:6,19 (1) a inflamação local da laringe, nariz ou seios paranasais produz um sistema de up-regulação de mediadores inflamatórios que passam através da circulação e ...

Para aliviar sintomas de tosse, tem-se aconselhado aos pais, com frequência, a utilização de remédios caseiros como fazer a criança inalar ar úmido (de um vaporizador de névoa fria ou em um banho quente) e beber mais líquidos.