Como é a vida de um paciente com bolsa de colostomia?

Perguntado por: rmaciel5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

ROTINA: quem vive com a bolsa pode tomar banho, e até nadar em piscina ou mar que não haverá problema, pois as bolsas que existem hoje no mercado são impermeáveis. Com a bolsa também é possível praticar exercícios físicos e qualquer outro hobby que a pessoa tenha, bem como atividades de lazer.

O ostomizado não pode fazer exercícios físicos.
Com autorização médica, é possível ir à academia, correr, caminhar e praticar esportes.

Vida normal
É verdade que o acessório exige um período de adaptação, mas seu uso pode significar um enorme ganho na qualidade de vida do paciente. Além disso, é possível ter uma vida normal usando uma bolsa de colostomia.

A maior parte das colostomias é temporária. Elas são utilizadas para facilitar a cicatrização do intestino após a cirurgia, mas, em algumas situações, podem ser mantidas por toda a vida. Principalmente quando é preciso remover uma parte muito grande do intestino, que não permite voltar a ligar ao ânus.

Sim, é normal!

Mito: Ter irritação na pele é normal depois da ostomia. Verdade: Quando a pele ao redor do estoma está irritada o paciente pode sentir dor e ter infecção no local.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Coco, frutas secas, abacaxi, sementes. Brócolis, couve, couve-flor, cebola crua, repolho, aipo, milho, pepino, pimentão verde, picles, espinafre, feijão, ervilha seca, grão de bico, lentilha, rabanete, batata-doce. Queijos amarelos – gordurosos (mussarela, provolone, prato, cheddar, etc)

Já quando realizado no intestino delgado (fino), chama-se ILEOSTOMIA, onde as fezes possuem consistência mais líquida ou semi-pastosas. Realize a troca do coletor/bolsa de ostomia a cada 5 a 7 dias, ou conforme necessidade (se estiver descolado, muito sujo);

Depois de uma cirurgia de colostomia, parte do intestino grosso ou do reto são removidos. Como é no intestino grosso que a água é absorvida das fezes, quando se perde parte dele, as fezes ficarão com um maior teor de água e portanto, mais amolecidas.

2 – Complicações e Riscos: infecção local ou sistêmica por ser cirurgia que invade luz intestinal, prolapso de ostomia ligado a deslizamento de mucosa, cicatrização exagerada com fechamento parcial de ostomia, sangramento local ou transoperatório, hematoma ao redor do intestino, irritação da pele envolta da ostomia ...