Qual o valor de LDL alto?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A importância de acompanhar os níveis de colesterol

Valores em mg/dlColesterol totalLDL (colesterol ruim)
IdealMenor que 200Menor que 100
SuperiorEntre 200 e 240Entre 100 e 160
IndesejávelMaior que 240Maior que 160

Níveis de LDL colesterol
100 mg/dL a 129 mg/dL: Próximo ou acima do valor ótimo; 130 mg/dL a 159 mg/dL: Limítrofe; 160 mg/dL a 189 mg/dL: Alto; 190 mg/dL ou superior: Muito alto.

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.

O colesterol LDL também conhecido como colesterol ruim, é uma lipoproteína de baixa densidade que pode se acumular nas artérias dificultando o fluxo de sangue para os órgãos, podendo causar infarto e AVC.

De acordo com o National Cholesterol Education Program, dos EUA,, se a pessoa não tem outros fatores de risco, os níveis de colesterol LDL podem ser avaliados como se segue abaixo: Menos de 100 mg/dL – nível ideal. 100-129 mg/dL – acima do ideal. 130-159 mg/dL – nível limítrofe.

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Quando o paciente está com o LDL muito alto, pode ocorrer a formação de nódulos de gordura nas pele (xantomas), nas pálpebras (xantelasmas), aumento do fígado e do baço e mesmo uma neuropatia; alteração dos nervos periféricos com sensação de queimação e formigamento de mãos e pés”, resume.

Indivíduos acima de 35 anos e com colesterol em níveis ideais não precisam de tratamento. Quem tiver colesterol total elevado e LDL acima de 130, necessita dieta, perda de peso e exercícios. Recomenda-se o uso de medicação para aqueles com LDL alto, acima de 190 apesar da dieta.

Já o excesso de colesterol, entretanto, principalmente do chamado colesterol LDL, ou colesterol ruim, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim são:

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesterois e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

5 Dicas para evitar o colesterol alto

  • Atividade física. Exercícios regulares “queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol.
  • Evite a gordura. O consumo diário de carne vermelha (característica de muitos brasileiros) aumenta o risco. ...
  • Alimentação saudável. ...
  • Pare de fumar. ...
  • Procure um médico.

Ele é o único que deve se manter em alto nível no sangue. O ideal é que os níveis de HDL estejam acima de 60 mg/dL. LDL: este é o famoso mau colesterol que pode trazer inúmeras complicações. Ele é considerado alto quando é encontrado em uma quantidade igual ou superior a 130 mg/dL.

Uma alimentação rica em frituras, açúcar, sódio e gorduras saturadas pode elevar cada vez mais o LDL e o triglicérides, aumentando o risco do colesterol alto.

Colesterol LDL (ruim):
Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl. Pessoas com risco cardiovascular muito alto: até 50 mg/dl.

Ou seja, comparado a níveis de HDL entre 40-60 mg/dL, aqueles com valores mais baixos (≤30 mg/dL) ou mais elevados (>80 mg/dL) apresentaram risco significativamente maior de morte cardiovascular e morte por todas as causas.