Quantas pessoas usam bolsa de colostomia no Brasil?

Perguntado por: imata . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são mais de 400 mil pessoas com ostomia, procedimento que auxilia pacientes de câncer, vítimas de acidentes e pessoas com doenças inflamatórias intestinais.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas estomizadas no Brasil.

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

Mais de 15 mil brasileiros utilizam uma bolsa para coleta de fezes e por motivos diversos[/caption]Ana Maria Braga, a influenciadora Lorena Eltz e recentemente o ator Luciano Szafir compartilharam os procedimentos médicos que culminaram em uma ostomia, intervenção cirúrgica que faz uma abertura na região do abdômen ...

A colostomia dura para sempre
A colostomia temporária dura em torno de 4 a 8 semanas e é revertida através de uma nova cirurgia”, comenta. O empresário Luciano Szafir utilizou a bolsa de colostomia por dez meses devido às complicações da Covid-19. Mas, como explica o médico, há casos em que ela é definitiva.

Sim, é normal!

A bolsa precisa ser trocada a cada higienização.
A troca da bolsa e da placa deve acontecer de acordo com as orientações do fabricante (geralmente, a cada 4 ou 5 dias). Entretanto, esse prazo é muito particular e você pode trocar a bolsa de acordo com a necessidade. Pode ser que a bolsa dure mais ou menos tempo.

É importante não friccionar a área ou usar esponja áspera e manter a pele ao redor da ostomia sempre depilada. Leva um tempo para o sistema digestivo se recuperar da cirurgia. Por isso, uma boa dica é seguir uma alimentação com baixo teor de fibras durante os primeiros 6 meses.

Não é necessário retirar a bolsa de estomia para tomar banho, uma vez que esta é impermeável e basta limpá-la com uma toalha ou protege-la com o saquinho plástico fornecido com as bolsas, Se preferir, pode tomar banho sem a bolsa, uma vez que a água não causa irritação no estoma, no entanto, se tomar banho de emersão, ...

Depois de uma cirurgia de colostomia, parte do intestino grosso ou do reto são removidos. Como é no intestino grosso que a água é absorvida das fezes, quando se perde parte dele, as fezes ficarão com um maior teor de água e portanto, mais amolecidas.

Os médicos, então, optaram por deixá-lo em observação. Na semana passada, Szafir deixou o Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde ficou internado por 28 dias após a cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia, realizada no dia 16 de maio.

Médico substitui bolsa de colostomia por luva cirúrgica em paciente: “Procedimento de guerra”

Por consequência da Covid-19, o ator Luciano Szafir, de 53 anos, precisou usar uma bolsa de colostomia. E para apoiar pessoas na mesma condição, ele desfilou no São Paulo Fashion Week mostrando que aquilo não define ninguém.

Se você costumava dormir voltado para o lado em que está a bolsa, tudo Ok, pois o próprio colchão vai ajudar a sustentá-la. Se você se volta para o lado oposto ao do estoma, basta colocar um travesseiro embaixo dela, para que ela não o acorde à medida que for enchendo e ficando mais pesada.

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda cirurgia intestinal requer a colocação da bolsa de colostomia! Esse artefato é utilizado para proteger a região operada e garantir a cicatrização ideal, sendo geralmente indicado apenas nos casos de lesão muito profunda ou próxima ao reto.

2 – Complicações e Riscos: infecção local ou sistêmica por ser cirurgia que invade luz intestinal, prolapso de ostomia ligado a deslizamento de mucosa, cicatrização exagerada com fechamento parcial de ostomia, sangramento local ou transoperatório, hematoma ao redor do intestino, irritação da pele envolta da ostomia ...