Quem fornece bolsa de colostomia?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O SUS é responsável pela distribuição dos equipamentos coletores e de segurança nos centros, que orientam quanto ao manuseio das bolsas de colostomia, fixadas na abertura da estomia e fundamentais para a autonomia dos pacientes. Em 2022, o Ministério da Saúde investiu aproximadamente R$ 15 milhões nesses serviços.

Para receber as bolsas coletoras, que são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoa estomizada deve agendar consulta no serviço de referência na sua região e, neste dia, levar o relatório do médico que a operou ou sumário de alta.

Como conseguir bolsas de colostomia/urostomia pelo SUS:
A pessoa precisa de um laudo médico com o diagnóstico do problema que levou a fazer a ostomia, se ela é permanente ou temporária e se é colostomia ou urostomia; 2.

Para obter esse benefício, a pessoa com ostomia não precisa ter contribuído para a Previdência Social. Porém é preciso comprovar que a renda da família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa, que não recebe nenhum benefício previdenciário, além da sua deficiência e o nível de incapacidade.

Coloque na bolsa produtos para combater o odor. Posicione a placa adesiva sobre a sua pele, começando pela parte inferior. Prossiga com cuidado, para as laterais da placa e enfim a parte superior. Segure a placa com a mão por cerca de 40 segundos, pois o calor irá ajudar na aderência da placa.

A troca da bolsa e da placa deve acontecer de acordo com as orientações do fabricante (geralmente, a cada 4 ou 5 dias). Entretanto, esse prazo é muito particular e você pode trocar a bolsa de acordo com a necessidade. Pode ser que a bolsa dure mais ou menos tempo.

Uma alça do intestino é exteriorizada através da parede do abdômen e fixada na superfície do abdómen com uma haste de sustentação. Nesse tipo de colostomia, sem a desconexão total, pode haver passagem de conteúdo para uma das saídas e o paciente pode chegar a evacuar.

A colostomia é um tipo de ostomia, como são chamadas as cirurgias que promovem a comunicação do interior do corpo com o exterior.

Ostoma, ostomia, estoma ou estomia são palavras que possuem o mesmo significado, derivado do grego em que “osto” é boca e “tomia” abertura, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ...

De iniciativa do deputado Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta quarta-feira (26), a Lei 6.646/2020, garantindo a pessoas ostomizadas acessibilidade em banheiros de uso público.

O Decreto N° 5.296 de 2004 reconhece a pessoa com estomia como pessoa com deficiência, confere às pessoas estomizadas todos os benefícios destinados às pessoas com deficiência no Brasil, como por exemplo: acesso preferencial em filas, isenção de certos impostos, materiais (equipamento coletor e adjuvantes) para cuidado ...

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda cirurgia intestinal requer a colocação da bolsa de colostomia! Esse artefato é utilizado para proteger a região operada e garantir a cicatrização ideal, sendo geralmente indicado apenas nos casos de lesão muito profunda ou próxima ao reto.

Já quando realizado no intestino delgado (fino), chama-se ILEOSTOMIA, onde as fezes possuem consistência mais líquida ou semi-pastosas. Realize a troca do coletor/bolsa de ostomia a cada 5 a 7 dias, ou conforme necessidade (se estiver descolado, muito sujo);

A bolsa de ostomia
É a mesma para colostomia e ileostomia. Contudo, há diferentes tipos no mercado: drenável ou fechada, transparente ou opaca, de uma ou duas peças. A escolha do reservatório deve ser feita em conjunto com o paciente e a equipe médica.