Qual a reação da vacina coqueluche?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Efeitos colaterais da vacina contra tétano, difteria e coqueluche. O local da injeção pode ficar dolorido, inchado e vermelho. Os efeitos colaterais sérios são raros. Eles incluem febre alta, choro inconsolável, problemas cerebrais, convulsões, choque e reação alérgica grave.

A vacina é segura, mas pode causar, em um percentual pequeno, casos de dor, edema e vermelhidão no local da aplicação, assim como febre, nas primeiras quarenta e oito a setenta e dois horas após a utilização. A utilização da DTP acelular reduz este tipo de reação. Reações mais graves são extremamente raras.

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…

Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferta vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, atendendo recém-nascidos e crianças menores de um ano de idade.

Assim, os bebês já nascem protegidos contra a doença. A novidade é que a nova vacina protege tanto as gestantes como os bebês contra três doenças: Coqueluche, Difteria e Tétano e podem ser tomadas a partir do final do sexto mês até a última semana de gestação.

O indivíduo consegue adquirir imunidade em duas situações: Ao adquirir a doença: a imunidade é duradoura, mas não é permanente; Pela vacina, sendo necessário um mínimo de 3 doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses de idade, e um segundo reforço aos 4 anos de idade.

4 dicas para diminuir as reações pós-vacinais das crianças

  1. Alivie a dor na região da vacina. É muito comum que as crianças possam relatar dores na região da vacina. ...
  2. Cuide de eventuais febres. Outra reação pós-vacinal bastante comum são as febres brandas. ...
  3. Hidrate a criança. ...
  4. Fique atento ao prazo da reação.

No quesito reações, algumas vacinas da rede pública costumam ocasionar mais reações, já que são produzidas com vírus vivo atenuados, enquanto as vacinas da rede privada são, em sua maioria, fabricadas com vírus inativos, gerando menos efeitos colaterais e trazendo mais conforto após a vacinação.

Quando a tosse está muito intensa o doente chega a sentir falta de ar, ficando com o rosto vermelho e até mesmo azulado. A tosse é seguida por um som de guincho específico e vômitos. Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradativamente.

No site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é informado que “a gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina” e que a imunização não deve ser realizada apenas “em casos de doença febril aguda que comprometa o estado geral de saúde”.