Quais os esportes que mais usam esteroides?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

No Brasil, a maior parte dos casos (13) também é do atletismo. Outras sete modalidades categorizadas pela agência têm mais de uma incidência no país: futebol (7), fisiculturismo (6), levantamento de peso (6) ciclismo (3) esportes aquáticos (2), jiu-jitsu (2) e levantamentos básicos (2).

Veja agora, algumas das substâncias e práticas mais comuns no doping pelos atletas em todo mundo.

  • Anabolizantes. São derivados artificiais da testosterona, hormônio masculino responsável pelo crescimento dos músculos. ...
  • Betabloqueadores. ...
  • Estimulantes. ...
  • Diuréticos. ...
  • Drogas recreacionais. ...
  • Doping sanguíneo.

Ao usar a testosterona ou outros esteroides anabolizantes, o atleta pode aumentar a sua massa muscular, otimizar o seu condicionamento físico, melhorar o seu rendimento em campo, diminuir o cansaço entre as partidas do campeonato.

Por que as pessoas usam os anabolizantes? Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo.

Os anabolizantes, quando entram em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo humano. Porém, isso é caracterizado Doping, e o esportista pode ser punido por isso, como já ocorreu em inúmeros casos. Dependendo da situação, o atleta pode ser banido do esporte.

As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25. Existem ainda os esteróides anabolizantes, usados para aumentar a força muscular, que podem causar hipertensão, tumores no fígado, impotência, calvície, ataque cardíaco.

Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido, além de ser um grande risco para a saúde. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação.

O CFM relata ainda um aumento na administração do hormônio do crescimento (GH) de forma abusiva por atletas, amadores e profissionais, como droga ergogênica, motivo pelo qual o hormônio foi incluído na lista de substâncias anabolizantes da Anvisa e no rol de drogas proibidas no esporte pela Agência Mundial Anti-Doping.

Ademais, o uso de Esteroides Anabólicos Androgênicos (EAA) traz como benefícios: aumento da massa livre de gordura, diminuição da fadiga, melhora da confiança, energia e autoestima, aumento da síntese proteica e melhora o desempenho atlético, além de ser utilizado no tratamento de deficiências androgênicas.

“Se a interrupção for definitiva, as substâncias, em média, demoram três meses para serem eliminadas do corpo.

testosterona

A testosterona (TE) é o mais potente hormônio esteroide anabólico androgênico secretado pelo nosso organismo1 Ela é sintetizada a partir do colesterol, e seu papel é estimular o crescimento muscular, ósseo, promover as características sexuais masculinas, aumentar a força, a libido e a agressividade2.

A diferença entre suplementos alimentares e anabolizantes é que os suplementos complementam a alimentação em algum ponto. Já os esteroides anabólicos são medicamentos. “Estes são de exclusividade de prescrição dos médicos endrinologistas.

Nos corpos de homens e mulheres usuários de esteroides, observa-se o crescimento de pelos em todo o corpo e também um aumento das cordas vocais, fazendo com que ela se torne mais grave. A ginecomastia- acúmulo de tecido glandular mamário atrás do mamilo- seria outro efeito colateral dos esteroides.

Algumas pessoas que fazem uso contínuo de anabolizantes geralmente mostram sinais de taquicardia, pressão arterial alterada, transpira bastante, humor instável e, não poderia deixar de falar, musculatura mais desenvolvida que o normal e, se o uso for descuidado, a impotência pode aparecer para “amolecer” os ânimos.