É possível ficar doente por causa do emocional?
Entretanto, existe um outro fator de igual importância que é a saúde emocional. Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.
É possível ficar doente emocionalmente
As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.
Quando as emoções adoecem o corpo
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Como problemas emocionais se transformam em doenças
Sem a fonte estressora, o corpo volta ao normal. Mas em caso de estresse permanente as coisas se complicam: os órgãos podem se esgotar, adoecer e o sistema imunológico tem sua ação inibida, facilitando o aparecimento de asma, alergias, gastrite, infecções e problemas cardíacos.
O que o estresse emocional pode causar
O que causa o estresse emocional? O estresse emocional é causado por fatores internos, como resultados pessoais, insatisfação com a vida ou consigo, mas também pode ser acionado por fatores externos, como problemas de saúde na família ou com os amigos, trânsito, filas, rotina agitada, etc.
Quais são as doenças emocionais mais comuns
Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil
- Ansiedade. ...
- Depressão. ...
- Transtornos Alimentares. ...
- Transtorno Bipolar. ...
- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
- Esquizofrenia. ...
- Estresse pós-traumático. ...
- Transtorno de personalidade Borderline.
Quais os sintomas de doença emocional
Emoções
- Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
- Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
- Falta de vontade de estar com as pessoas;
- Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
- Sensação de solidão, baixa autoestima.
Qual órgão a tristeza afeta
Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.
Pode ficar doente de tristeza
Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.
Quais são as doenças causadas por mágoas
Isso porque a mágoa pode evoluir para quadros muito graves tanto emocionais, no caso da depressão ou ansiedade, como físicos, como o câncer.
O que acontece com o corpo quando estamos tristes
A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.
Quando a mente não aguenta o corpo padece
As doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo.
Quais as 5 fases do estresse
São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.
O que é uma crise emocional
A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.