Qual é o processo natural da doença?

Perguntado por: aalmada2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 11 votos

A história natural da doença pode ser entendida como o processo de de- # senvolvimento da doença, desde a contaminação até a cura ou a morte. A história natural da doença acontece com a relação entre a tríade agen- # te, hospedeiro e meio ambiente.

A história natural da doença é dividida em período pré-patogênico e período patogênico.

Hoje vamos abordar um assunto bem importante: processo saúde-doença, também conhecido como história natural das doenças. Se você quer saber mais sobre esse tema que dialoga com todas as áreas da saúde, aproveite este conteúdo para fixar os principais conceitos!

Leavell e Clark (1965) em seu livro “Medicina Preventiva”, traduzido para o português em 1976, desenvolvem a teoria da História Natural da Doença, segundo a qual todas as doenças têm um curso natural em que a situação de equilíbrio entre hospedeiro, agente etiológico e meio ambiente corresponde à saúde.

Os fatores que representam causas componentes de doença incluem os fatores do agen- te, hospedeiro e ambiente da tríade epidemiológica, assim como também do modelo de determinantes da saúde.

Fase inicial ou de susceptibilidade.
é o período que antecede às manifestações clínicas das doenças. Somente conhecido por associação de possíveis fatores causais às posteriores manifestações clínicas ou epidemiológicas das distintas patologias, considerados a partir de sua confirmação como “fatores de risco”.

Estes são os elementos básicos da cadeia de transmissão das doenças infecciosas: indivíduo doente, indivíduo são, agente infeccioso e ambiente.

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Processos de saúde-doença: diálogos entre as teorias psicanalítica, cognitivo-comportamental e sistêmica.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

É considerada morte de causas naturais aquela que é resultante de uma doença ou um mau funcionamento interno do corpo, não causado diretamente por forças externas, geralmente devido à idade avançada.

É justamente um epidemiologista, John Ryle (1889-1950), quem sistematiza o paradigma da História Natural das Doenças em 1936.

A Hipocrates se deve a primeira tentativa no sentido de eliminar cau- sas sobrenaturais, atribuindo às doenças uma causa natural.

O processo é, então, determinado por aspectos sociais, históricos, culturais e biológicos, atingindo de diferentes formas os indivíduos e a própria coletividade.