Porque o doping é considerado uma pratica desonesta?

Perguntado por: ilopes2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Devido ao fato das substâncias aumentarem temporariamente e a curto prazo o desempenho do atleta, é considerada uma prática desonesta, de modo que os atletas que forem positivos para doping são eliminados da competição.

O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.

Aumento de agressividade e apetite sexual, algumas vezes resultando em comportamento anormal sexual e criminal, muitas vezes referido como “Roid Rage” (raiva de esteroide, em tradução livre). Retirada do uso de esteroides anabólicos pode ser associados com depressão e, em alguns casos, suicídio.

O doping refere-se ao uso de substâncias, drogas ou métodos ilícitos usados para melhorar o desempenho esportivo. Ou seja, o doping no esporte altera a resposta do corpo do atleta frente a um estímulo, potencializando seu rendimento, força, agilidade ou até mesmo perda de peso.

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios. Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas.

Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.

A dificuldade em combater o doping se dá também porque praticamente todas as substâncias utilizadas são de uso médico, vendidas com receitas controladas. "Um paciente com câncer, por exemplo, usa hormônios para recuperar a força muscular", explica Jair.

A questão do doping no esporte envolve sérias questões éticas. Usualmente, assume-se como certo que o uso de drogas proibidas é antiético, especialmente pelo fato de que se busca recurso não-natural para aumentar a performance, atentando-se contra a honestidade na competição, inclusive com riscos para a própria saúde.

Veja outros atletas suspensos por doping:

  • Fernando Reis. Fernando Reis foi flagrado no antidoping e pode pegar quatro anos de punição Foto: Divulgação/Pinheiros. ...
  • Rafaela Silva. A judoca Rafaela Silva, ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 Foto: Wander Roberto / Wander Roberto/COB. ...
  • Flávia Figueiredo. ...
  • André Calvelo.

Danos como o surgimento de acne, problemas no fígado, atrofia de crescimento, aumento de agressividade são uns dos efeitos. A retirada dessas substâncias pode ser associada à depressão e, em alguns casos, suicídio.

A melhor definição de doping seria: uso de substâncias sintéticas no corpo visando maximizar ganhos de massa, desempenho, rendimento, agilidade, força, concentração e reduzindo perdas como o cansaço, fadiga e tempo de recuperação.