O que é doping por diuréticos?

Perguntado por: omelo6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os diuréticos não possuem atividade farmacológica passível de beneficiário o desempenho do atleta. Contudo, são usados para diminuir o peso artificial e transitório, e para diluir a urina coletada para o exame antidoping em casos que a pessoa utilizou alguma substância de uso proibido.

Além de auxiliar na eliminação de líquido e no emagrecimento, também é eficaz no processo circulatório, o que reduz o inchaço. De acordo com a nutricionista, as ervas diuréticas ajudam no processo de perda de peso e na eliminação do inchaço.

Uma das categorias de substâncias proibidas no esporte detectadas com maior frequência é a dos diuréticos, que são vetados pela Agência Mundial Antidopagem (Wada) porque podem mascarar o uso de outros produtos, como anabolizantes e estimulantes.

Diuréticos são fármacos que agem sobre os rins, aumentando a excreção de urina, o que possibilita a diluição de outras substâncias proibidas e dificulta a detecção nos testes de doping.

3.5 DIURÉTICO COMO DOPING
Os diuréticos não possuem atividade farmacológica passível de beneficiário o desempenho do atleta. Contudo, são usados para diminuir o peso artificial e transitório, e para diluir a urina coletada para o exame antidoping em casos que a pessoa utilizou alguma substância de uso proibido.

Os diuréticos são uma classe de fármacos que aumentam a eliminação de Na+ e água pelos rins. Eles atuam diminuindo a reabsorção de Na+ e de um ânion acompanhante do filtrado (geralmente Cl), sendo o aumento da perda de água secundário ao aumento da eliminação de NaCl (natriurese).

Então, consumir muito diurético pode causar arritmia. Já o sódio atua na musculatura e controla a estabilidade da pressão sanguínea. Os diuréticos causam aumento do ácido úrico no sangue podendo acarretar litíase renal e favorecer o desenvolvimento de gota e artrite.

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020.

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios. Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas.

O mais famoso diurético de alça é a furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix®. A furosemida é o diurético mais potente no mercado.

Os pacientes em uso de clortalidona apresentaram pressão arterial e níveis séricos de potássio significativamente mais baixos e ácido úrico mais alto, sugerindo um efeito diurético mais potente a longo prazo em comparação com hidroclorotiazida.

Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.

Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.

A substância é integrante da lista proibida pela Agência Mundial Anti-doping (Wada) na categoria S5, que a classifica como mascarante de outros materiais dopantes. A hidroclorotiazida serve para aumentar a quantidade de urina, eliminando sal e água do corpo.

“Se o objetivo é ganhar músculos, você precisa se manter hidratado, pois ela influencia diretamente na sua capacidade de força”, explica a nutricionista. A especialista ressalta ainda que o consumo de suplementos e/ou de bebidas diuréticas em excesso pode contribuir para a desidratação do corpo.