Por que o doping genético pode ser tão perigoso para a saúde dos atletas?
Especialistas consideram o doping genético mais perigoso do que as outras formas, por se tratar de uma área de estudo ainda em desenvolvimento. Um dos problemas é justamente ainda não ser possível determinar, com exatidão, as consequências dessa modificação genética no organismo.
Quais os principais riscos para a saúde no uso do doping
Doping é todo o uso de substâncias que têm o efeito de melhora do rendimento físico em esportes e no dia a dia, e para diminuir ou eliminar dores. Assim, dentro desse conceito, o doping reúne todas as substâncias que causam algum tipo de fortalecimento muscular, aumento de atenção e diminuição do estresse físico.
O que causa o doping sanguíneo
“Doping” sangüíneo é a infusão ou reinfiisão de sangue no organismo de um atleta. Seu princípio fisiológico é que após a flebotomia o organismo do atleta é exposto a uma hipoxia, que induz uma eritrocitemia, gerando, assim, a produção de novos eritrócitos.
Quais são os métodos existentes para a realização do doping genético
Usando princípios básicos da terapia gênica, o doping genético injeta genes diretamente no corpo do atleta utilizando métodosin vivo ou ex vivo (AZZAZY; MAN- SOUR; CHRISTENSON, 2005). No método in vivo, a entrega do gene pode ser feita por métodos físicos, químicos ou biológicos, sendo este último o mais utilizado.
Quando foi criado o doping genético
Recentemente, o potencial para uso indevido da terapia gênica entre atletas tem despertado a atenção de cientistas e de órgãos reguladores de esporte. A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo por atletas saudáveis, método proibido em 2003, foi denominado de doping genético.
Quais os problemas que o doping causa para o atleta
Fisiológico
- Insônia.
- Ansiedade.
- Perda de peso.
- Dependência e vício.
- Desidratação.
- Tremores.
- Aumento da frequência cardíaca e pressão sanguínea.
- Aumento do risco de derrame, ataque cardíaco e arritmia cardíaca.
O que é doping e suas consequências para o atleta
Doping é o uso de substancias ou métodos específicos que aumentam o desempenho de um atleta durante uma competição. As substâncias ilisidas estão divididas em cinco classes: analgésicos, estimulantes, agentes anabolizantes, diuréticos e hormônios.
Qual o doping mais perigoso
Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.
O que é doping consequências
As substâncias utilizadas para doping no esporte podem potencializar a proliferação de células cancerígenas, sobrecarregar o sistema cardiovascular, causar sobrecarga hepática, alterar os níveis de colesterol, além de consequências menos graves, como o aumento de acne, pêlos, alteração da voz e tamanho de ossos.