Tem doping no futebol?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Da mesma forma que com drogas sociais, existem alguns medicamentos que são considerados doping no futebol. Isto acontece porque eles podem ocasionar numa vantagem indevida ao atleta, com a melhora do rendimento ou então mascarando possíveis outras drogas. Neste caso, porém, a lista é bastante extensa.

O teste antidoping geralmente começa com a coleta de amostras biológicas dos atletas, que podem ser de sangue ou urina. A escolha do tipo de amostra a ser coletada depende das substâncias que estão sendo testadas e das diretrizes estabelecidas pelas organizações esportivas responsáveis.

Aminas simpaticomiméticas, por exemplo, a efedrina; 3. Estimulantes do sistema nervoso central, por exemplo, a coramina; 4. Narcóticos e analgésicos, por exemplo, a codeína; 5. Esteróides anabolizantes, por exemplo, a metadienon.”

No caso de um atleta de futebol, como Pogba, há impacto no desempenho esportivo, já que a testosterona comprovadamente contribui para aumento do sprint e da força, o que melhoraria o tempo de reação e velocidade do atleta, além da potência do seu chute.

O atletismo

Estão implicados 109 países e 83 esportes. O atletismo, com 248 registros, é a modalidade mais afetada, seguida de perto do fisiculturismo (225).

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios.

Entre as substâncias proibidas, estão vários agentes anabolizantes, hormônios peptídicos, diuréticos, moduladores hormonais e metabólicos, entre outros.

Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.

Quais são os tipos de doping e práticas mais usadas?

  • Anabolizantes. São derivados artificiais da testosterona, hormônio masculino responsável pelo crescimento dos músculos. ...
  • Betabloqueadores. Medicamentos usados para tratar pressão alta e arritmias cardíacas. ...
  • Estimulantes. ...
  • Diuréticos. ...
  • Drogas recreacionais. ...
  • Doping sanguíneo.

Outras substâncias, como opioides, canabinoides, glicocorticoides, estimulantes e betabloqueadores também são proibidas, assim como diversos métodos envolvendo manipulação sanguínea, física, química ou até mesmo genética.