O que é eritema papular?

Perguntado por: lcapelo7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O eritema infeccioso é uma infecção aguda causada pelo parvovírus B19, que provoca sintomas constitucionais leves e exantema maculopapular que se inicia nas bochechas e se espalha primeiramente nas extremidades expostas. O diagnóstico é clínico e o tratamento geralmente não é necessário.

Exantema maculopapular - manifestação cutânea mais comum nas doenças infecciosas sistêmicas. Mais comumente associado a vírus, porém também observado em várias doenças de etiologia bacteriana, parasitária, ri- quetsioses, micoplasmose e intoxicações medicamentosas ou alimentares.

Causa: O Eritema Infeccioso (EI) é causado por um vírus (Parvovírus humano B 19), transmitido por secreções das vias respiratórias antes do início dos sintomas da doença.

Eritema é o nome clínico para manchas vermelhas na pele. O Eritema pode ser diferenciado de outras patologias, a medida em que ele some quando é pressionado e reaparece quando a pressão acaba. As causas do Eritema estão relacionadas com os tipos do problema.

Rubor: eritema rubro, conseqüente de vasocongestão ativa ou arterial com aumento de temperatura. Exantema: eritema generalizado, agudo, de duração relativamente curta. Pode ser morbiliforme ou rubeoliforme, quando há áreas de eritema entremeadas com áreas de pele sã ou escarlatiniforme quando é difuso e uniforme.

Diagnóstico de eritema infeccioso
O médico usa o aspecto característico da erupção cutânea para diagnosticar o eritema infeccioso. Exames de sangue podem ajudar a identificar o vírus, mas eles são raramente realizados, salvo em crianças com um distúrbio sanguíneo conhecido ou um sistema imunológico comprometido.

Eritema multiforme regride espontaneamente, assim, geralmente, tratamento não é necessário. Corticoides e anestésicos tópicos e anti-histamínicos orais podem melhorar os sintomas e tranquilizar os pacientes.

Os surtos de eritema multiforme podem durar de 2 a 4 semanas. Algumas pessoas têm apenas um surto, mas algumas têm várias reincidências. As reincidências são comuns, sobretudo quando a causa for o vírus do herpes simples.

Tratamento. Normalmente, o Eritema Pérnio melhora de forma espontânea. Loções à base de calamina ou hamamélis são indicadas para o alívio do prurido.

Os medicamentos associados incluem aminopenicilinas, docetaxel, inibidores do fator de necrose tumoral-alfa, antimaláricos, anticonvulsivantes e injeções de lidocaína. Fenilbutazona, triclocarban, paclitaxel e os medicamentos à base de estatina têm sido associados a lesões fotoinduzidas.

sulfas, penicilinas, anticoncepcionais, salicilatos, dipirona etc. causa mais comum de eritema nodoso, desencadeando o quadro de EN, cerca de duas semanas após o seu início.