Quais são as doenças que causam urticária?
Infecções, doenças hepáticas ou de tireoide, assim como, doenças reumáticas podem ser acompanhadas de surtos de urticária. Nos casos de urticária de longa duração é comum o médico alergista orientar cautela com o uso de habituais desencadeantes, como certos medicamentos e os corantes industrializados.
Quando a urticária é preocupante
Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.
Como saber o motivo da urticária
Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.
Qual Exame de sangue detecta urticária
Por exemplo: na suspeita de uma urticária crônica induzida ao frio, pode ser feito, pelo seu médico, o teste do cubo de gelo. Segundo a recomendação científica atual, devem ser solicitados somente alguns exames de sangue básicos (hemograma e PCR), que podem sugerir algum comprometimento na saúde desse doente.
O que pode causar à urticária qual o perigo
A maioria dos casos de urticária são benignos, mas reações alérgica mais severas podem ocorrer. O grande perigo é o desenvolvimento do angioedema e da anafilaxia.
O que não se deve comer quando se tem urticária
Queijos, ovos. Carnes defumadas e salames. Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).
O que é bom para acabar com urticária
O tratamento na urticária aguda consiste na administração de anti-histamínicos (também conhecidos como comprimidos antialérgicos) e, em alguns casos de maior gravidade, também com corticóides. É importante manter os anti-histamínicos durante 1 a 2 semanas para evitar o reaparecimento dos sintomas.
O que pode ser confundido com urticária
O angioedema também pode acontecer por outras razões além da urticária crônica, como uma reação alérgica a uma substância (como remédio, alimento, látex ou animais) ou ser causado por uma condição genética chamada de angioedema hereditário.
Qual é o melhor antialérgico para urticária
Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.
Como acabar com a urticária naturalmente
A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.
Como diferenciar urticária de alergia
A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.
O que é urticária nervosa
Na urticária emocional, as lesões são desencadeada por quadro de estresse. Também pode ser chamada de "urticária nervosa".
Quais são os tipos de urticária
Abaixo seguem as mais comuns:
- Versão aguda e autolimitada.
- Urticárias crônicas ou intermitentes.
- Dermografismo.
- Urticária induzida por fatores ambientais.
- Urticária crônica espontânea.
Quanto tempo dura uma crise de urticária
A urticária geralmente dura menos que 6 semanas, sendo classificada como aguda. Se a urticária durar mais que 6 semanas, será classificada como crônica.