Quais são as doenças que causam urticária?

Perguntado por: epaiva8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Infecções, doenças hepáticas ou de tireoide, assim como, doenças reumáticas podem ser acompanhadas de surtos de urticária. Nos casos de urticária de longa duração é comum o médico alergista orientar cautela com o uso de habituais desencadeantes, como certos medicamentos e os corantes industrializados.

Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.

Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.

Por exemplo: na suspeita de uma urticária crônica induzida ao frio, pode ser feito, pelo seu médico, o teste do cubo de gelo. Segundo a recomendação científica atual, devem ser solicitados somente alguns exames de sangue básicos (hemograma e PCR), que podem sugerir algum comprometimento na saúde desse doente.

A maioria dos casos de urticária são benignos, mas reações alérgica mais severas podem ocorrer. O grande perigo é o desenvolvimento do angioedema e da anafilaxia.

Queijos, ovos. Carnes defumadas e salames. Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).

O tratamento na urticária aguda consiste na administração de anti-histamínicos (também conhecidos como comprimidos antialérgicos) e, em alguns casos de maior gravidade, também com corticóides. É importante manter os anti-histamínicos durante 1 a 2 semanas para evitar o reaparecimento dos sintomas.

O angioedema também pode acontecer por outras razões além da urticária crônica, como uma reação alérgica a uma substância (como remédio, alimento, látex ou animais) ou ser causado por uma condição genética chamada de angioedema hereditário.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Na urticária emocional, as lesões são desencadeada por quadro de estresse. Também pode ser chamada de "urticária nervosa".

Abaixo seguem as mais comuns:

  • Versão aguda e autolimitada.
  • Urticárias crônicas ou intermitentes.
  • Dermografismo.
  • Urticária induzida por fatores ambientais.
  • Urticária crônica espontânea.

A urticária geralmente dura menos que 6 semanas, sendo classificada como aguda. Se a urticária durar mais que 6 semanas, será classificada como crônica.