Quais os sintomas da estenose de carótida?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os primeiros sinais de estenose da carótida podem mesmo ser o AVC ou Acidente Isquémico Transitório (AIT) - que ocorre quando um coágulo bloqueia por breves momentos a artéria que fornece sangue ao cérebro -, tais como fraqueza ou dormência num dos lados do corpo, rosto descaído de um dos lados, dificuldade em falar e ...

Existem três estratégias principais para o tratamento da estenose de carótida extracraniana: clínica, cirúrgica e endovascular. A primeira consta de estabilizar a placa através da modificação dos fatores de risco e de fármacos.

Estenose da artéria carótida é um estreitamento das grandes artérias em ambos os lados do pescoço que levam o sangue para a cabeça, o rosto e o cérebro. Este estreitamento é geralmente o resultado de um acúmulo de placa calcificada dentro das artérias, uma condição chamada de aterosclerose.

Podem variar desde sintomas discretos como mal-estar, dor na região anterolateral do pescoço, dor de cabeça (cefaleia), episódios de visão turva que melhora, discretas tonturas, até com os sintomas clássicos de AIT (acidente isquêmico transitório) em que os sintomas duram até 24 horas e com o AVC.

Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

Apesar de os antigos estudos considerarem que se deve operar todo paciente com estenose de carótida com mais de 70% de obstrução, se for assintomático, e 60%, se for sintomático (ou seja, que já teve um derrame (AVC), acidente isquêmico transitório (AIT) ou embolização no olho (fundo de olho com cristais de colesterol ...

As indicações para a colocação de stents nas carótidas incluem doença coronariana obstrutiva grave que ainda não foi ou que não pode ser tratada, angina instável (em repouso), infarto do miocárdio nos últimos 30 dias, reestenose carotídea pós-cirúrgica, estenose carotídea após radioterapia do pescoço, pescoço hostil ( ...

Seu tratamento é mais natural, porém, também irá depender do quadro do paciente. Mas uma coisa é fato: quanto antes tratada, mais fácil será a resolução do problema. Por isso, para entender o que é estenose lombar, seus sintomas e como diferenciá-las de outras doenças, é só continuar a leitura deste artigo.

Sintomas de estenose aórtica
desenvolvem fadiga e falta de ar durante o esforço. As pessoas que têm estenose aórtica grave podem desmaiar durante o esforço, pois a pressão arterial pode cair repentinamente. O desmaio geralmente ocorre sem sintomas de alerta (como tontura ou sensação de desmaio iminente).

O estreitamento que ocorre com a estenose espinhal também pode afetar a medula espinhal por invasão do espaço disponível no canal vertebral. Estruturas adjacentes à coluna vertebral também podem ser afetadas da seguinte maneira: Os ligamentos da coluna vertebral podem engrossar e enrijecer.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.

Drogas antiplaquetárias (como a aspirina, o clopidogrel e a ticlopidina) são eficazes na redução de recorrências de AIT ou AVC. A aspirina é o medicamento mais estudado e de menor custo, com eficácia em doses a partir de 50 mg.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.