Quais os sintomas da carótida entupida?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Podem variar desde sintomas discretos como mal-estar, dor na região anterolateral do pescoço, dor de cabeça (cefaleia), episódios de visão turva que melhora, discretas tonturas, até com os sintomas clássicos de AIT (acidente isquêmico transitório) em que os sintomas duram até 24 horas e com o AVC.

Ultrassom duplex carotídeo: Um procedimento de imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para visualizar as artérias carótidas para determinar se há estreitamento. Este é o teste mais comum utilizado para avaliar a presença de doença da artéria carótida.

Em sua grande maioria, os casos de doença das carótidas são considerados assintomáticos, ou seja, não causam nenhum tipo de sintoma no paciente acometido. O que acontece é que essas obstruções podem aumentar as chances de um acidente vascular cerebral (AVC) e aí sim os sintomas começam a surgir.

Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

Quando são obstruídas por placas de gordura, podem causar um derrame. Existem duas maneiras de desobstruir as artérias carótidas: por uma cirurgia convencional chamada endarterectomia ou por uma cirurgia endovascular chamada colocação de stent.

E um exame importante para o diagnóstico precoce de problemas com a carótida é o chamado doppler de carótidas e vertebrais. Este é um exame essencial para prevenir doenças cardiovasculares. Você pode descobrir, por exemplo, se corre um risco de obstrução da artéria e de consequências graves por conta disso.

A USG das artérias carótidas e vertebrais é um tipo de ultrassom (ou ecografia) vascular que estuda a velocidade e direção do fluxo de sangue das artérias, com o objetivo de avaliação do bloqueio (oclusão) ou estreitamento (estenose) das artérias.

A obstrução ocorre justamente por causa do depósito excessivo de cálcio e colesterol na região.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

Indicação do Cateterismo Cardíaco
O Cateterismo também é indicado na fase aguda do infarto do miocárdio, condição em que uma artéria coronária está totalmente ocluída. Nesses casos, o exame identifica o local da obstrução.

Você deve procurar ajuda médica imediatamente se tiver dor no pescoço acompanhada de algum dos seguintes sintomas: Febre alta. Dor de cabeça intensa. Dificuldade em mover o pescoço ou perda de força nos braços ou pernas.

Drogas antiplaquetárias (como a aspirina, o clopidogrel e a ticlopidina) são eficazes na redução de recorrências de AIT ou AVC. A aspirina é o medicamento mais estudado e de menor custo, com eficácia em doses a partir de 50 mg.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.