Quem tem estenose?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A estenose aórtica é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem – desmaios, dor ou pressão no peito, sensação de fadiga e falta de ar, entre outros – é porque a doença já está num patamar considerado grave. Em geral, a estenose aórtica – em qualquer fase – é detectada durante o check-up cardiológico.

“A Estenose Aórtica sintomática costuma ter uma evolução muito ruim. No geral, os pacientes que têm os sintomas e não são tratados possuem uma expectativa de vida de apenas 2 a 3 anos. No entanto, dependendo do caso, mesmo na Estenose Aórtica sem sintomas o risco de morte súbita pode ser alto.” – Dr.

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia. Se os sintomas piorarem, medidas conservadoras podem não proporcionar alívio, levando pacientes a considerarem alternativas mais intensas.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

Sintomas de estenose da coluna lombar
As pessoas podem sentir dor, formigamento, fraqueza e redução dos reflexos em um pé ou perna.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

No entanto, a caminhada é uma atividade recomendada, pois não é uma atividade de alto impacto e pode ser graduada de acordo com os limites do paciente. Além disso, quando os pacientes evitam realizar movimentos e diminuem bastante o nível de atividade física, tornam-se completamente sedentários.

Atualmente têm sido usadas estatinas para retardar a evolução da estenose aórtica. Medidas medicamentosas podem ser usadas para compensação do paciente, na preparação do tratamento cirúrgico, ou quando não há indicação deste. Entre as drogas usadas destacam-se os digitálicos e os diuréticos.

A cirurgia de estenose traqueal dura de duas a três horas, em média. E, como qualquer procedimento, ela oferece riscos para o paciente. As principais complicações que podem acontecer são: Pneumonia.

Porém, em muitos casos, o paciente não responde aos tratamentos mais conservadores, neste cenário o ortopedista especialista em coluna pode indicar a cirurgia de estenose de canal lombar.