Quem faz cirurgia de estenose?

Perguntado por: lfrutuoso3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Porém, em muitos casos, o paciente não responde aos tratamentos mais conservadores, neste cenário o ortopedista especialista em coluna pode indicar a cirurgia de estenose de canal lombar.

O diagnóstico da estenose do canal vertebral, seja na região cervical ou lombar, pode ser feito pelo médico especialista em coluna, que irá realizar testes clínicos, além de procurar compreender o histórico do paciente.

O procedimento cirúrgico mais frequentemente utilizado em casos de estenose espinhal lombar é a laminectomia descompressiva, às vezes acompanhada de fusão espinhal. Este procedimento envolve a remoção de porções das vértebras, ligamentos e/ou abaulamento do(s) disco(s), que comprimem os nervos e/ou a medula espinhal.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

sangramento no interior da coluna vertebral (hematoma extradural da coluna vertebral) vazamento de líquido espinhal (durotomia incidental) danos acidentais nos vasos sanguíneos que suprem a medula espinhal com sangue. danos acidentais nos nervos quando eles são movidos durante a cirurgia.

Seu tratamento é mais natural, porém, também irá depender do quadro do paciente. Mas uma coisa é fato: quanto antes tratada, mais fácil será a resolução do problema. Por isso, para entender o que é estenose lombar, seus sintomas e como diferenciá-las de outras doenças, é só continuar a leitura deste artigo.

Pacientes com estenose espinhal nas costas muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Em geral, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso.

A cirurgia de estenose traqueal dura de duas a três horas, em média. E, como qualquer procedimento, ela oferece riscos para o paciente.

Dependendo do caso, a melhor forma de tratar a estenose da traqueia é através da cirurgia com a ressecção do tecido estenosado, que traz a conclusão da maioria dos casos clínicos que necessitam desse tratamento. Ou seja: há uma luz no fim do túnel – e ela pode ser bem brilhante.

O tratamento da estenose irá depender da gravidade do problema. Enquanto casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, outros vão necessitar de dilatação endoscópica e até mesmo uma cirurgia intestinal. O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva.