Como é a dor de estenose lombar?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os principais sintomas da estenose lombar são a lombalgia (dor lombar) e a claudicação neurogênica, que consiste na dor, cansaço ou formigamento nos membros inferiores após andar ou ficar de pé por um determinado tempo. Os sintomas melhoram quando o paciente se senta e também quando inclina o tronco para frente.

Sinais e sintomas da estenose medular lombar
Essa dor causa claudicação neurogênica. A dor não é aliviada apenas por ficar de pé, mas por flexão da região lombar e por sentar-se (embora a parestesia possa continuar). Subir ladeiras é menos doloroso que descer, pois a coluna lombar pode estar levemente flexionada.

Pacientes com estenose espinhal nas costas muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Em geral, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso.

É importante lembrar que a estenose lombar é uma doença progressiva, portanto, se não cuidada ela apresentará cada vez mais dificuldade ao paciente, em que no início incomoda ao caminhar por um longo tempo, até tornar difícil estar em pé. O caso extremo pode causar a síndrome da cauda equina.

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia.

Pilates. A prática de Pilates é uma boa alternativa para quem deseja continuar ativo, após a estabilização segmentar vertebral. Por ser orientado e programado por um profissional da fisioterapia, a prática de Pilates tem sido bastante indicada para pacientes com estenose lombar.

“A Estenose Aórtica sintomática costuma ter uma evolução muito ruim. No geral, os pacientes que têm os sintomas e não são tratados possuem uma expectativa de vida de apenas 2 a 3 anos. No entanto, dependendo do caso, mesmo na Estenose Aórtica sem sintomas o risco de morte súbita pode ser alto.” – Dr.

Atualmente têm sido usadas estatinas para retardar a evolução da estenose aórtica. Medidas medicamentosas podem ser usadas para compensação do paciente, na preparação do tratamento cirúrgico, ou quando não há indicação deste. Entre as drogas usadas destacam-se os digitálicos e os diuréticos.

Quando os incômodos causados pela estenose impedem que o paciente realize suas atividades cotidianas normalmente ou quando o tratamento não-invasivo é incapaz de aliviar os sintomas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para descomprimir as raízes nervosas.

Os principais sintomas da estenose lombar são a lombalgia (dor lombar) e a claudicação neurogênica, que consiste na dor, cansaço ou formigamento nos membros inferiores após andar ou ficar de pé por um determinado tempo. Os sintomas melhoram quando o paciente se senta e também quando inclina o tronco para frente.

A cirurgia de estenose traqueal dura de duas a três horas, em média. E, como qualquer procedimento, ela oferece riscos para o paciente. As principais complicações que podem acontecer são: Pneumonia.

O tratamento da estenose irá depender da gravidade do problema. Enquanto casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, outros vão necessitar de dilatação endoscópica e até mesmo uma cirurgia intestinal. O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva.

Dependendo do caso, a melhor forma de tratar a estenose da traqueia é através da cirurgia com a ressecção do tecido estenosado, que traz a conclusão da maioria dos casos clínicos que necessitam desse tratamento. Ou seja: há uma luz no fim do túnel – e ela pode ser bem brilhante.