Quem tem estenose pode correr?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quem é paciente com estenose lombar pode sentir que quando caminha, a dor na região lombar tende a aumentar, e devido a isso, evitam realizá-la. No entanto, a caminhada é uma atividade recomendada, pois não é uma atividade de alto impacto e pode ser graduada de acordo com os limites do paciente.

Pacientes com estenose aórtica leve, assintomáti- cos, não apresentam restrições às atividades da vida diária, à realização de atividades físicas e, inclusive, a esportes competitivos.

Os pacientes com Estenose Aórtica podem passar por longos períodos sem perceber os sintomas da doença. Porém, isso pode ser muito perigoso, já que pode acarretar em risco de morte súbita.

Atualmente, o principal aliado dos médicos no tratamento é o chamado Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), procedimento menos invasivo, responsável por posicionar uma prótese no local da válvula doente para regularizar o fluxo sanguíneo.

A estenose aórtica não tratada progride e torna-se sintomática com um ou mais sintomas da tríade clássica de síncope, angina e dispneia de esforço; ela pode provocar insuficiência cardíaca e arritmias.

No entanto, a caminhada é uma atividade recomendada, pois não é uma atividade de alto impacto e pode ser graduada de acordo com os limites do paciente. Além disso, quando os pacientes evitam realizar movimentos e diminuem bastante o nível de atividade física, tornam-se completamente sedentários.

Quando Operar a Estenose Aórtica
Após diagnosticar a condição, seu médico de confiança analisará o caso e indicará o melhor tipo de tratamento. Para pacientes com estenose aórtica grave e sintomática, o melhor tratamento é realizar uma cirurgia de troca valvar.

O procedimento cirúrgico mais frequentemente utilizado em casos de estenose espinhal lombar é a laminectomia descompressiva, às vezes acompanhada de fusão espinhal. Este procedimento envolve a remoção de porções das vértebras, ligamentos e/ou abaulamento do(s) disco(s), que comprimem os nervos e/ou a medula espinhal.

Medicação. A medicação, assim como em outras doenças, é uma das maneiras de tratar a estenose lombar. Nesse caso, é comum o uso de analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. No entanto, os remédios devem ser sempre receitados por médicos.

Seu tratamento é mais natural, porém, também irá depender do quadro do paciente. Mas uma coisa é fato: quanto antes tratada, mais fácil será a resolução do problema. Por isso, para entender o que é estenose lombar, seus sintomas e como diferenciá-las de outras doenças, é só continuar a leitura deste artigo.

A estenose pode ser divida em três graus:

  • Estenose aórtica leve: ocorre se a área é maior do que 1,5 cm² e menor que 3 cm²
  • Estenose aórtica moderada: ocorre se a área tem entre 1,0 e 1,5 cm²
  • Estenose aórtica grave: ocorre se a área é menor do que 1,0 cm².

A estenose é considerada quando há redução da área valvar (“a válvula não abre direito”), e a insuficiência, quando há regurgitação através da válvula (“a válvula não fecha direito”).