Quantos dias dura um brócolis cozido na geladeira?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.

Como conservar brócolis: armazenamento
O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente; Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos; Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento; Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.

4 dias

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Para limpar o brócolis recomendamos que comece por separar os floretes do caule (você pode aproveitar o caule no preparo de sopa, por exemplo). Confira se o alimento tem alguma parte danificada ou estragada e, caso encontre danos, corte fora essas partes com uma faca.

Reaquecendo brócolis congelado no fogão
Encha uma panela com água e misture 1 colher de sopa cheia de sal. Coloque a panela em fogo alto e espere a água borbulhar. Antes de ser congelado, o brócolis é escaldado (cozido em água fervente e colocado em um banho de gelo para suspender a cocção).

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

Em suma, quando está próprio para o consumo o vegetal possui um odor suave, característico de uma hortaliça fresca. Por outro lado, se apresenta um cheiro mais forte que o normal, azedo ou podre, significa que os brócolis estragaram. Portanto, não devem ser consumido.

5 minutos

Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo.

Mas se você assim como eu gosta do brócolis em alimentos refogados e sopas, vai precisar deixá-lo mais macio descongelando em água fervente por alguns minutos, caso goste mais al dente pode incluir o brocolis congelado diretamente no refogado.

Como congelar couve-flor: o congelamento em si
Você pode congelar o vegetal de uma vez em um saquinho ou pote logo depois de terminar de cozinhar se preferir. A única ressalva é que congelar todas as florzinhas juntas de uma vez faz com que elas se aglomerem, o que pode dar trabalho para separar mais tarde.