Quantos dias dura um brócolis cozido na geladeira?
O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.
Como conservar o brócolis cozido na geladeira
Como conservar brócolis: armazenamento
O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.
Pode guardar brócolis cozido
Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido.
Como saber se o brócolis ainda está bom
O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.
Como conservar brócolis e Couve-flor cozidos
Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente; Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos; Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento; Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.
Quanto tempo dura a Couve-flor cozida na geladeira
4 dias
Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.
Pode congelar brócolis na marmita
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Precisa limpar o brócolis
Para limpar o brócolis recomendamos que comece por separar os floretes do caule (você pode aproveitar o caule no preparo de sopa, por exemplo). Confira se o alimento tem alguma parte danificada ou estragada e, caso encontre danos, corte fora essas partes com uma faca.
Como esquentar brócolis
Reaquecendo brócolis congelado no fogão
Encha uma panela com água e misture 1 colher de sopa cheia de sal. Coloque a panela em fogo alto e espere a água borbulhar. Antes de ser congelado, o brócolis é escaldado (cozido em água fervente e colocado em um banho de gelo para suspender a cocção).
O que fazer quando o brócolis amarela
Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.
Quando não consumir o brócolis
Em suma, quando está próprio para o consumo o vegetal possui um odor suave, característico de uma hortaliça fresca. Por outro lado, se apresenta um cheiro mais forte que o normal, azedo ou podre, significa que os brócolis estragaram. Portanto, não devem ser consumido.
Qual é o tempo de cozimento do brócolis
5 minutos
Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo.
Pode congelar brócolis refogado
Mas se você assim como eu gosta do brócolis em alimentos refogados e sopas, vai precisar deixá-lo mais macio descongelando em água fervente por alguns minutos, caso goste mais al dente pode incluir o brocolis congelado diretamente no refogado.
Como conservar couve-flor depois de cozida
Como congelar couve-flor: o congelamento em si
Você pode congelar o vegetal de uma vez em um saquinho ou pote logo depois de terminar de cozinhar se preferir. A única ressalva é que congelar todas as florzinhas juntas de uma vez faz com que elas se aglomerem, o que pode dar trabalho para separar mais tarde.