Porque o brócolis fica amarelo depois de cozido?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

As feofitinas uma das responsáveis pela cor dos vegetais verdes cozidos. Depois de algum tempo de cozimento, a cor verde começa desaparecer. Em princípio, o cozimento faz com que as células das plantas se decompõem com a liberação de ácidos orgânicos.

O brócolis bom para consumo deve apresentar uma tonalidade verde - quanto mais verde escuro estiver o brócolis, mais fresco será. Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento.

Para garantir que o processo de cozimento seja cessado, coloque o brócolis cozido em um recipiente com água bem gelada. Se você não tiver água gelada à disposição, utilize a água em temperatura ambiente e acrescente gelo. Assim, ficará mais fácil manter a cor verde deste belo vegetal.

Se o topo apresentar pontos amarelos, cuidado! O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar.

Remova os brócolis com uma escumadeira, peneira pequena ou escorra-os em um escorredor. Coloque os brócolis imediatamente na água com gelo para parar o processo de cozimento. Remova os brócolis da água fria depois de 30 segundos e escorra-os novamente no escorredor.

Em suma, quando está próprio para o consumo o vegetal possui um odor suave, característico de uma hortaliça fresca. Por outro lado, se apresenta um cheiro mais forte que o normal, azedo ou podre, significa que os brócolis estragaram. Portanto, não devem ser consumido.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

5 dias

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias.

Guarde na geladeira
Armazene o pote fechado na gaveta da geladeira, de preferência. Na minha experiência, quando armazenado dessa forma, o brócolis costuma ficar fresquinho por até 2 semanas.

O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

Independentemente da solução escolhida, após o período de descanso, lave os floretes de brócolis ou couve-flor em água corrente fria. Você pode utilizar um escorredor para facilitar o serviço. Feita a lavagem, o seu alimento já pode ser consumido cru ou dar aquele toque especial na receita de sua preferência.

Esse vegetal apresenta quantidades significativas de vitaminas A, C, E e K, além de minerais como manganês, cálcio, e ferro. Esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico —o organismo fica mais fortalecido para combater infecções e outros tipos de doenças.

Isso acontece porque esse amargor aparece por motivos diferentes, já que o brócolis é um vegetal que exige atenção redobrada quanto a sua utilização. Geralmente os grandes culpados são o tempo de amadurecimento, a maneira que foi armazenado e o modo de preparo.

Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe os ramos de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo - essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o brócolis crocante.