Quem tem diabetes pode comer berinjela?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

A berinjela, por exemplo, como explica a nutricionista Daniela Alencar, da Clínica PASA de Vitória, “é rica em fibras, que uma vez ingeridas favorecem a redução dos níveis de glicose no organismo e causam sensação de saciedade, algo bom no caso da diabetes e do colesterol.

Controla a diabetes
A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras. Assim, ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma “capa” em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar.

Outra noticia importante é que a Berinjela é ótima para prevenir a diabetes e ajudar quem sofre com a doença, pois ela contêm fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue. - Sempre prefira as berinjelas que estiverem mais firmes e que apresentem uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante.

Não existe restrição de legumes para os Diabéticos. Em relação às frutas são permitidas todos os tipos,com controle de quantidade. Procure um nutricionista para um aconselhamento mais adequado e individualizado ao seu caso.Com permissão do CFN estamos atendendo on line até 31/08/20 devido à Pandemia.

Isso porque a casca crua, o caule e as folhas dessa planta podem ser tóxicos para o organismo humano. Outra coisa que se deve prestar atenção é nas contraindicações: pessoas com problemas nos rins ou doenças relacionadas ao sangue (como anemia) não devem ingerir esse alimento.

Suco de couve, espinafre, salsinha e maçã
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida, sem coar.

Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes.

Os alimentos bons para os diabéticos
Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

De acordo com a nutricionista esportiva Carolina Mattiello Mendes, as melhores maneiras de se consumir a berinjela são: cozida, assada, em forma de suco ou farinha. A berinjela é rica em vitaminas B1, B3, B6 e sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

A berinjela, entretanto, possui grandes números de solanina que, além de causar alergia em algumas pessoas, também pode causar distúrbios intestinais, por isso a água de berinjela deve ser consumida no máximo 3 vezes por dia, antes das principais refeições.

Olhe para a casca
Manchas, partes amassadas ou buracos são sinais de que elas não estão boas. Dica: pequenos furinhos nas berinjelas são sinônimo de bichos ou fungos. Por isso, tome bastante cuidado e olhe com atenção.