Quem tem colesterol alto pode comer brócolis?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Malefícios do brócolis e consumo diário
Flávia esclareceu que pessoas que possuem hipotireoidismo devem ter cautela no consumo desse alimento.

Cebola, repolho e alface são três exemplos de alimentos que possuem versões roxas. Eles devem ser consumidos por quem preocupa-se em controlar o colesterol porque possuem antocianina, um corante natural e antioxidante que ajuda na prevenção do colesterol alto.

Outro cuidado que devemos ter é que apesar de o brócolis ser benéfico e rico em fibras, o excesso do alimento pode causar desconfortos abdominais. Então, ofereça-o apenas uma ou duas vezes na semana.

Dietas ricas em ingestão de vegetais como brócolis podem reduzir o risco de câncer em muitos tecidos, incluindo pulmão, bexiga e próstata.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Muitas folhas verdes escuras, como espinafre e couve, contêm poucas calorias, mas oferecem proteção contra ataques cardíacos, ajudando as paredes da artéria a ficarem livres do acúmulo de colesterol.

Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel. Leguminosas: Coco, Amendoim. Gorduras/óleos: banha de porco, bacon, manteiga, margarina, óleo de dendê, óleo de amendoim (gorduras hidrogenadas), maionese e frituras.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Café com pão integral, frutas e cereais
Para o café da manhã, a dica do Dr. Magnoni é dar preferência ao pão integral que é rico em fibras e menos calórico. Outra orientação é ingerir frutas como acerola, morango e laranja.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Não há horário específico para utilizar o brócolis. Você pode dividi-lo em porções iguais entre todas as suas refeições diárias ou comer tudo de uma vez na ultima refeição do dia. O importante é comer.