Pode misturar arroz integral com arroz normal?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O arroz integral também ajuda as pessoas que querem emagrecer, devido as fibras demorarem mais tempo para ser digeridas, prolongando então a sensação de saciedade. Uma dica para introduzir este arroz nutritivo a sua dieta é misturar junto com o arroz branco no começo e depois ir deixando só ele!

Diferença entre arroz branco e arroz integral
— Eles não são muito diferentes em relação à quantidade de calorias e proteínas. Quando você olha a composição nutricional, o arroz integral tem mais magnésio, fósforo, maior concentração de vitaminas do complexo B — explica Juliana.

Arroz integral: esses grãos mantêm a preservação da casca e é por isso que o arroz integral é mais rico em fibras e também em nutrientes, como magnésio, zinco e manganês. Arroz branco: o arroz branco, por outro lado, tem sua casca retirada durante o processo de industrialização.

Arroz Integral x Arroz Branco:
Apesar de não possuir tanta diferença em níveis calóricos, o arroz integral é considerado muito mais saudável do que a sua versão refinada. Como o integral não passa pelo processo de refinamento, como o branco, ele mantém praticamente todos os nutrientes.

Mas se você não tiver todo esse tempo, qualquer horinha de molho é melhor que nada. Esse processo é importante para neutralizar o ácido fítico que impede a absorção de alguns nutrientes e também para deixar o arroz com a mesma textura macia do arroz branco.

Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar: 1 porção é igual a: Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)

O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

O arroz integral possui boas quantidades de fibras em sua casca que proporcionam saciedade, ou seja, você comerá menos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, funções essas que são extremamente importantes para o emagrecimento.

E por fim, uma diferença quase não mencionada entre o arroz integral e o arroz branco, é o índice glicêmico. O arroz integral tem um índice glicêmico baixo, então sua conversão em açúcar no sangue é muito mais lenta do que o arroz branco. Pronto para repaginar o seu cardápio? Invista no arroz integral!

Arroz integral

Arroz integral
Dentre os tipos de arroz, o integral é o mais nutritivo, rico em vitaminas, minerais e fibras. Isso acontece porque mantém a sua camada externa e possui o índice glicêmico menor, ou seja, altera menos a glicose sanguínea.

Se fosse arroz integral com feijão, a combinação teria mais fibras e micronutrientes. Mas, Renato afirma que quer chamar atenção para o consumo do feijão. O alimento agrega mais fibras no prato, ajudando na carga glicêmica da refeição e gerando maior sensação de saciedade.

Quem tem doença celíaca não pode consumir arroz integral.

Conforme explicamos, o arroz integral é, sim, considerado mais saudável do que o arroz branco, mas isso não significa que ele é menos calórico. Na verdade, quando comparamos os dois produtos levando em consideração apenas o valor calórico, não são encontradas diferenças relevantes.

Por outro lado, ela esclarece que a lavagem não representa um problema caso se dê por um curto período antes da cocção, embora seja desnecessária. Já no caso do arroz integral, especialmente aquele comprado à granel, a prática pode ajudar a conservar do alimento.

Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes podem se perder. Portanto, não é recomendado a lavar o arroz, sobretudo o arroz polido. Já o arroz integral, que ainda possui sua casca fina, corre menos risco – uma vez que está “protegido”. De todo modo, não há necessidade de lavar o arroz.

Não refogue o arroz integral
O integral já tem a camada externa e, se você refogá-lo, ele vai demorar muito tempo para cozinhar.