O que muda do arroz normal para o integral?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Mas qual é a razão para isso? O arroz integral é uma espécie de arroz puro, composto de nutrientes e fibras. Por outro lado, o arroz branco em si é arroz integral, mas após um processo de refinamento, onde a casca contida nele é removida, com o objetivo de tornar a alimentação melhor e mais fácil.

O arroz integral tem mais nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, do que o arroz branco”, explica Larissa Venzel, nutricionista do Smart Fit Nutri, que destaca essa como a principal diferença entre os dois produtos.

O arroz integral apresenta algumas vantagens em relação ao arroz branco. Em primeiro lugar, devemos lembrar que a presença de fibras melhora o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade e fazem com que a absorção de açúcar diminua. Isso ajuda no emagrecimento.

As fibras, que favorecem o sistema digestivo e promovem a sensação de saciedade por mais tempo, têm a quantidade reduzida pela metade no arroz branco. Em uma porção de 100 gramas de arroz integral há 3 gramas de fibras, já no tipo branco encontra-se apenas 1,4 gramas.

Como o integral não passa pelo processo de refinamento, como o branco, ele mantém praticamente todos os nutrientes. Sendo assim, do ponto de vista nutricional, o arroz integral é superior ao arroz branco. Propriedades do arroz integral: Na porção central do grão integral, encontramos praticamente só amido.

Versátil como ele só, o arroz pode sim ser consumido diariamente, fazendo parte de uma dieta equilibrada.

Sendo assim, o arroz integral mantém mais nutrientes. A desvantagem desse grão é que, por estar em seu estado mais bruto, demora mais para cozinhar. A textura do produto final, quando cozida, também tende a ser mais rígida do que o arroz branco ou parboilizado.

O arroz integral possui boas quantidades de fibras em sua casca que proporcionam saciedade, ou seja, você comerá menos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, funções essas que são extremamente importantes para o emagrecimento.

Realmente, o arroz integral é mais nutritivo e contém mais fibras, e acrescentá-lo na dieta pode trazer benefícios.

Quem tem doença celíaca não pode consumir arroz integral.

Diferença entre arroz branco e arroz integral
— Eles não são muito diferentes em relação à quantidade de calorias e proteínas. Quando você olha a composição nutricional, o arroz integral tem mais magnésio, fósforo, maior concentração de vitaminas do complexo B — explica Juliana.

Arroz selvagem
Ele contém mais proteína, fibra, potássio e zinco do que o arroz marrom ou branco. Também é mais baixo em calorias e carboidratos.

Convencida de que vale a pena comer arroz integral? Então, procure ingeri-lo com moderação e, de preferência, no almoço. “Este é um bom horário, pois ainda estamos no meio do dia, precisando de carboidratos para o fornecimento de energia para termos disposição até a noite", afirma a nutricionista Andrea Forlenza.