Pode congelar o brócolis cozido?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido.

Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente; Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos; Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento; Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.

Mas se você assim como eu gosta do brócolis em alimentos refogados e sopas, vai precisar deixá-lo mais macio descongelando em água fervente por alguns minutos, caso goste mais al dente pode incluir o brocolis congelado diretamente no refogado.

Como conservar brócolis: armazenamento
O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.

A melhor maneira de descongelar os vegetais
Reserve por cinco minutos. Se preferir, pingue algumas gotas de limão por cima. 2 – Faça um banho maria para descongelá-los de vez. Para isso, encha meia panela com água e aqueça em fogo médio.

5 dias

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.

Para congelá-los, utilize potes de vidro temperado. Uma orientação é ferver bem o recipiente com água quente antes de colocar o alimento, pois a água quente ajuda na esterilização, matando bactérias e microrganismos. Apesar de os alimentos já estarem cozidos, lembre-se de nunca guardá-los ainda quente.

Depois de cozidos, é importante deixá-los escorrendo por um tempo para que a água não forme uma camada muito densa de gelo entre as partes. Em seguida, separe pequenas porções em sacos plásticos ou potes e pronto. Depois disso, é só organizar tudo no seu congelador.

R: Sim, você pode congelar o purê de batata temperado com ervas ou especiarias. Se você deseja manter o sabor fresco das ervas ou especiarias, pode ser melhor adicionar um pouco mais após o descongelamento e reaquecimento do purê de batata.

Caso você já tenha cozinhado a cenoura e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

6 meses

Leve o brócolis ao congelador e ele irá durar até 6 meses congelado.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Se necessário, comece removendo as partes machucadas e estragadas do alimento. Em seguida, corte o brócolis em floretes e lave-os bem, em água corrente, retirando as sujeiras aparentes. O alimento deve parecer “limpo” a olho nu.

Leve para o congelador até que fiquem bem firmes. O tempo depende do seu freezer. Transfira os floretes de brócolis congelados para um pote com tampa ou saco hermético e leve para o congelador novamente. O brócolis está pronto para uso e pode ser armazenados assim por até 6 meses.

Você pode congelar o vegetal de uma vez em um saquinho ou pote logo depois de terminar de cozinhar se preferir. A única ressalva é que congelar todas as florzinhas juntas de uma vez faz com que elas se aglomerem, o que pode dar trabalho para separar mais tarde.

Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe os ramos de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo - essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o brócolis crocante.