Quais os benefícios da berinjela refogada?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Equipe Editorial do Wikifarmer

  • Benefícios Cardiovasculares.
  • Propriedades Anti-inflamatórias.
  • Melhora no Sistema Imune.
  • A Berinjela Contém Antioxidantes que combatem o Câncer.
  • A Berinjela promove a saúde dos ossos e combate a Osteoporose.
  • Melhora a digestão.
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea.

Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida crua, grelhada, assada ou cozida. Também pode ser utilizada em diversos pratos como substituto da massa para preparar lasanha, em saladas ou na pizza, por exemplo.

Aumenta a imunidade. A presença dos polifenóis, que são poderosos antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido. As fibras contribuem para uma microbiota intestinal saudável, o que também torna o organismo mais resistente e combater mais as doenças.

A berinjela, entretanto, possui grandes números de solanina que, além de causar alergia em algumas pessoas, também pode causar distúrbios intestinais, por isso a água de berinjela deve ser consumida no máximo 3 vezes por dia, antes das principais refeições.

A berinjela em si, a gente pode comer à vontade, mas não é recomendado fazer uso exacerbado do suco de berinjela”, comenta.

A Berinjela promove a saúde dos ossos e combate a Osteoporose. Melhora a digestão. Ajuda a controlar a pressão sanguínea. A berinjela pode ajudar no controle do peso ao reduzir a secreção de uma substância que alerta nosso cérebro que estamos com fome.

O investigador salienta que a berinjela pode ser incluída numa dieta de perda de peso por ter “poucas calorias” e ser “pobre em gorduras”. Além disso, por ter “muita fibra”, pode “ajudar na saciedade”. No entanto, o consumo deste alimento, por si só, não faz emagrecer nem resulta numa perda de peso “milagrosa”.

A berinjela é importante na redução da ação das gorduras no fígado ajudando na digestão de alimentos mais “pesados” e gordurosos, ajuda a combater o mau colesterol.

A berinjela é um legume rico em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol. Além disso, ela tem poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Casca, polpa e sementes, tudo é comestível na beringela.
É um óptimo complemento de pratos com mais gordura porque a sua polpa acaba por absorver parte das gorduras e dos molhos, como neste cabrito grelhado com mel.