Quanto tempo o vírus da herpes pode ficar incubado?

Perguntado por: laparicio8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na região genital. O período de incubação do vírus varia de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.

Os vírus do herpes vivem à espreita de uma bobeada do sistema imune para agredir a pele e os nervos. Eles ficam quietos, alojados nos gânglios nervosos, esperando o momento propício para entrar em ação.

Pelo menos 80% da população adulta é portadora do vírus herpes simples, porém, a maioria das pessoas tem poucos ou nenhum sintoma e nem sabem que são portadoras.

Quanto tempo o vírus da herpes zóster sobrevive fora do corpo? O vírus do herpes consegue sobreviver por um curto tempo fora do corpo, morrendo em apenas algumas horas, em boa parte dos casos.

Principais sintomas e contágio
Geralmente o paciente sente dor, formigamento, coceira e vermelhidão. Após essa sensação, as bolhas podem erupcionar e causar dor e até febre para algumas pessoas. O contágio da Herpes acontece através da saliva, beijos ou contato com objetos contaminados.

Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na região genital. O período de incubação do vírus varia de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.

O motivo é simples: “Em superfícies secas, ele pode permanecer vivo por períodos de algumas horas até oito semanas. Esse tempo se torna maior em ambientes úmidos.” O infectologista recomenda lavar copos e talheres adequadamente, além de separá-los durante episódios de atividade das lesões.

É preciso se cuidar, no geral, já que a infecção é crônica e o vírus pode voltar a provocar sintomas no mesmo paciente.

Prevenção das infecções pelo herpes
Evitar o sexo oral; e. Higienizar sempre bem as mãos após manipular as feridas pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

É possível tê-lo e, ao mesmo tempo, não manifestar qualquer ferida. Estudos apontam que cerca de 90% da população mundial já teve contato com o vírus herpes simples tipo 1, mas somente entre 20% e 40% das pessoas chegam a ter sintomas.

O vírus do herpes consegue sobreviver por um curto tempo fora do corpo, morrendo em apenas algumas horas, em boa parte dos casos. “Para prevenir sua contaminação, é importante evitar o contato íntimo com a pessoa infectada, ou seja, evitar beijo na boca e contato sexual“, orienta a médica.