Qual é a prevenção da herpes?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Para prevenir a herpes, é recomendado o uso de preservativos, embora a doença afete áreas do corpo que não são protegidas pelas camisinhas, como nádegas, coxas e lábios. Também não é aconselhável compartilhar copos, barbeadores, talheres ou toalhas.

O vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) é transmitido, principalmente, por meio do contato oral-oral, podendo ser transmitido também por contato oral-genital. O vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2), por sua vez, é transmitido quase exclusivamente por meio do contato genital-genital durante a relação sexual.

A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.

O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado. O tratamento deve ser realizado por sete dias.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes.

– as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença; – a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; – a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

A complicação mais comum do herpes genital é o reaparecimento das vesículas, que em regra, ficam confinadas a um lado do corpo e são menos intensas do que no surto inicial. O paciente pode sentir mal-estar, comichão, formigueiro ou dor na zona afetada antes de cada acesso.

A infecção causada pelo vírus do herpes simples provoca o aparecimento recorrente de bolhas pequenas, dolorosas e cheias de líquido na pele, boca, lábios (herpes labial), olhos ou órgãos genitais. Essa infecção viral. Ela precisa de uma célula viva na qual possa se multiplicar.

Aciclovir 50 g Creme é um medicamento recomendado para o tratamento da herpes, seja ela causada pelo vírus Herpes Simplex ou pelo vírus Varicela-zoster. Nesta versão, Aciclovir vem em seu formato em creme com 50 mg de substância ativa a cada 1 ml de produto.

A lisina é um aminoácido que pode ser utilizado no combate ao herpes. Ela bloqueia a reprodução do vírus antes que os sintomas ressurjam. “A lisina se mostrou eficiente em reduzir a recorrência da doença”, afirma a profissional.