O que engorda é o glúten?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Mas enfim, o Glúten engorda ou não engorda? O Glúten pode sim aumentar o peso, uma vez que no processo de digestão são liberadas substâncias inflamatórias que estimulam a produção de gordura e também ocasionam o aumento do colesterol.

A associação que muitas pessoas fazem do glúten com inchaço no corpo não está errada. A retenção de líquidos muitas vezes é sinal de intoxicação. Ao retirar a 'toxina', o organismo desincha. De toda forma, é importante esclarecer que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso.

Para quem quer emagrecer, fica o alerta: o vilão não é o glúten, mas o que vem junto com ele. Ou seja, a culpa dos quilinhos a mais na balança não é do trigo e, sim, do excesso de carboidrato consumido. “Não é a ausência do glúten que proporciona a perda de peso. O segredo está no equilíbrio das porções.

O importante é reduzir a quantidade do nutriente, retirando os carboidratos simples e os açucares e fazendo substituições saudáveis no cardápio. Mas a perda de peso acontece não porque cortou o glúten, e sim porque diminuiu o consumo de calorias na alimentação. O glúten, isoladamente, não é calórico.

Inchaço: Apesar de comida em excesso ser o motivo mais comum para o inchaço, ele é outro sintoma muito comum em pessoas com intolerância ao glúten, caracterizado pela constante sensação de estômago cheio, independente da quantidade de comida ingerida. O acúmulo de gases também pode estar associado a esse sintoma.

Diminuição na ingestão de calorias; Redução de problemas como diarreia, refluxo e cólicas; Diminuição da fome e da compulsão.

Algumas pessoas precisarão, sim, tirar o glúten da alimentação, por conta de intolerância. O glúten é o principal componente proteico do trigo e ele pode ser tóxico para os celíacos, para quem tem sensibilidade ao glúten e para quem tem alergia ao trigo.

Quando uma pessoa celíaca consome glúten, seu sistema imunológico o encara como algo a ser combatido. Assim que uma comida com esse composto chega ao intestino, o mecanismo de defesa inflama as microvilosidades, que deixam de absorver elementos importantes como ferro e vitaminas.

ALIMENTOS RICOS EM ENZIMAS E ANTI-INFLAMATÓRIOS
As enzimas presentes nesses alimentos são capazes de digerir moléculas de proteína e assim auxiliar na eliminação dessa pequena quantidade de glúten que você ingeriu sem saber. Outro ótimo recurso são os alimentos anti-inflamatórios.

HIDRATAÇÃO Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma “diluição” do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.